sábado, 27 de novembro de 2010

Ofensas? Pessimismo? Retribua com boas palavras. Semeando dias felizes (II)

    1.Não ceda ao pessimismo!  Irradie felicidade!

    Ria, gargalhe, contamine-se com o vírus da alegria e livre-se dos males da cara-feia e do mau humor!
    Sinta-se bem, tenha saúde no corpo, no espírito e viva melhor. Para isso, seja feliz as vinte e quatro horas do dia. Não fraqueje nem se deixe acompanhar pelas sombras do desânimo, da apatia, da ideia errada de que a busca por dias felizes é impossível.
    A felicidade sempre está pronta para todos, mas nem sempre todos estão prontos para a felicidade!
    Esteja, você, pronto para ser feliz. Aqui e agora é o momento. Queira e mova-se. Arranque de dentro de si o negativismo, o pessimismo e tudo que possa contrariar seu querer. Aplique-se doses fortes de otimismo e bons pensamentos, desde as células do corpo, mente, até as veias da alma.
    Risos de contentamento expressam por fora o que sentimos por dentro. Extravasar alegria é a palavra silenciosa de quem é feliz!
    Permita-se refletir raios de alegria, altoastral e de amor pela vida esplendorosa que está à volta, a qual você vê e mal tem tempo de usufruir.
     Feche os ouvidos às vozes negativas. Converse com pessoas com boas propostas e ideais positivistas. Ouça-as, tenha-as como exemplo e extraia lições para burilar e aperfeiçoar ainda mais as suas qualidades.
     As palavras têm poder. Fale com otimismo, em tom evolutivo, pensando no seu bem e no bem comum e ouça de todos palavras incentivadoras, as quais farão o seu dia campeão!

>> 

     2.Ofensas? Defenda-se com a prudência - boa defesa neutraliza qualquer ataque!    

     Como ter dias felizes pela frente quem vive com o arco das palavras malsãs, pronto a desferir setas ofensivas contra pessoas, às vezes indefesas?
     Há que ter a sensibilidade de não praticar aos outros o que não se quer que pratique para si!
     Desferir ofensas, seja com gestos ou palavras, é agravar e melindrar a dignidade de outrem. Ao vivenciar uma situação em que se veja compelido a agir assim, pare, inspire fundo, silencie e imobilize os atos. Avalie seus motivos e razões. Mesmo que você os tenha, não faça deles motivo para agir; em verdade, gigante é quem se inferioriza e com um diálogo prudente chega a um termo de paz. Quando em momentos difíceis, inferiorizar-se é um ato de prudência que denota superioridade. Veja o exemplo do mar, que fica um estágio inferior para abarcar os rios...
     Seja prudente, pois todo prudente é sábio e a sabedoria supera a força e doma a impulsividade. Quem estica a corda do arco da ofensa muitas vezes não tem o escudo da prudência para proteger-se do revide. E aí fica vulnerável, desferindo setas a esmo e as recebendo por todos os lados, sob o risco de ferir e ser ferido.
     Esteja protegido com o escudo do bom diálogo, revestido pelo referencial de bom cidadão. E não precisa ser eloquente ou ter título de doutor: apenas fale e aja com prudência, tendo como inspiração a lei dos homens e os ensinamentos cristãos!

     Inácio Dantas
     (do livro ® “Semeando dias Felizes”)

    Temas relacionados:

    Boas relações pais e filhos:
http://paefilho.blogspot.com 

sábado, 6 de novembro de 2010

Sonho impossível? Você já tentou realizá-lo?

     1.Sonho impossível: aquele que não se luta por ele.

   Quantas vezes você embarcou na nave dos sonhos e fez sua mente flanar, viajando em direção às realizações, ao ápice, ao sucesso? E quantas vezes você se pegou com a boca a balbuciar dando entrevistas e, cercado por fãs, caneta em mãos distribuindo autógrafos? Você, e todos nós, semblante feliz, já fizemos essa viagem nas asas coloridas do imaginário e sentimos nossos pés acima do chão...
    No entanto, cabe uma questão: esse sonho é impossível? Ter grandes objetivos em mente é apenas sonhar com o etéreo, com o intangível?
     Em verdade, sonhar projetos que cabem em nossas mãos, em nossos orçamentos e tenham a dimensão da nossa capacidade é, sim, factível. Se, por um lado, querer é poder, por outro, trabalhar é conquistar. Nossos jardins e castelos não se erguerão do solo se não nos dispusermos à ação e não batalharmos para construí-los com esforço e garra.
     Portanto, trace seus objetivos, sonhar não é negado ou proibido. Monte suas estratégias para realizá-los e comece já. Lembre-se que grandes vitórias são resultados de grandes batalhas. O impossível? É apenas mais um desafio que o impulsionará a ultrapassá-lo e levá-lo aos degraus do pódio. Pense nisso!

     Impossível é o sonho que não lutamos ou desistimos de realizar!

>>

     2.Não brinque com os seus sonhos!

   Leve a sério o que você tem mente, objetivos que escolheu para si como plataforma de uma vida melhor. Um sonho, no qual há a definição de um longo e belo trajeto, onde a estação é o bem-viver, é, na verdade, um pedaço da nossa alma.
     Não brinque, não faça pouco caso, não menospreze. Creia na sua cria. Seu sonho é qual um filho amado e merece de você empenho, zelo, dedicação.
     É razoável, após esforços fracassados, bater a sensação de incapacidade e de desestímulo por algo difícil e aparentemente inalcançável. Há certos sonhos assim. Alguns até com qualidade indesmentível. Nos foge a crença de que um dia o construiremos e aí o abandonamos nos porões do cérebro. E assim, imperceptivelmente, deixamos em segundo plano o esteio do nosso futuro.
     Não arrefeça numa situação assim. Mantenha o estímulo. Reestruture-se e persista. Evite pensamentos obtusos e não veja seu sonho como inalcançável ou mera fantasia da sua cabeça. Todo projeto é importante para quem o projeta. Portanto, trabalhe firme e forte para construí-lo, como se tivesse duas mãos direitas.
     Seu sonho de vida valorize-o e batalhe por ele. Não o jogue para escanteio e sim, com seriedade, o considere mais importante do que um gol no minuto final da copa do mundo!

     Brincar ou ter seriedade com os sonhos pode representar o fiasco ou o triunfo!

     Inácio Dantas