sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dias felizes: hoje, amanhã e sempre. Paz, Sorrisos, Bom-humor



    Dias felizes: hoje, amanhã e sempre. Paz, Sorrisos, Bom-humor

    1.Brigas? Afaste-se delas. Paz. Abrace essa ideia!

     Há pessoas que diante de qualquer insatisfação desata palavrões para todos os lados. Traz a mente inquieta, a boca cheia de insídias. Por qualquer contrariedade ergue a voz e os braços para a briga... Assim, se for o caso de você se enervar, cuidado. E se estiver diante de alguém nervoso, afaste-se.    
     Cada um de nós, embora sob o teto do mesmo dia, vive emoções um diferente do outro. Alguns, “pavio curto”, perdem o controle feito um trem que descarrila, culpa o mundo e a reação vem em forma de agressividade.
     Evite essas pessoas e situações de confronto. E se acaso entrar em brigas cuidado com os revezes: gavião que ataca serpente sabe as garras que tem. Brigas, todos sabem como começam, mas ninguém sabe como terminam. E o bom senso diz que não se deve querer saber.
     Levar ou não vantagens num embate é um risco que ninguém deve correr. Por menor que seja traz prejuízos gigantes, sejam moral, físico, financeiro. Precavenha-se, não cometa desatinos. Quantas cicatrizes são abertas e ficam acesas, às vezes para sempre, cortadas pela adaga da violência.
     Fale o idioma da paz!
     Pratique o gesto da paz!
     Inquietação? Nervosismo? Apascente-se. Inspire o ar da tranquilidade e não estrague o seu dia. Quando houver confrontamentos fale o idioma da paz e esteja, sempre, cercado de amigos numa convivência feliz!

>> 

    2.Dias difíceis? Sorrisos e bom-humor podem torná-los fáceis.

    Sabe aqueles dias tensos, enfadonhos, quando nada dá certo e você pensa “hoje eu não devia ter saído da cama”?
    Bem, por uma coincidência de “n” fatores, as coisas aconteceram como uma enxurrada de detritos que teimosamente pararam na sua porta... O que fazer? Fácil. Mova-se. Com aplicação, resoluto. Faça uma ginástica no corpo e na mente e dê-se uma repaginada geral. Esse dia aí, turvo, difícil, pode em verdade ter em você a razão. Limpe-o com a água clara da tolerância, do bom humor, da empatia.
     Algumas dicas:
     -Você quer compreensão? Use o exercício da paciência e compreenda.
     -Colaboração? Mostre seu espírito cristão e colabore.
     -Solidariedade? Escancare as portas do seu micromundo e seja solidário.
     -Afetuosidade? Estenda a mão amistosamente e seja afetuoso.
     -Paz? Inspire fundo, oxigene as ideias e fale com a voz do coração, pacificamente.
     -Lucros? Negocie com ética, moral, justeza e honestidade.
     Com essas e outras ações proativas você receberá a dádiva de um dia fácil, produtivo, com os lucros da alegria e a boa evolução da sua vida e dos seus empreendimentos.

     Inácio Dantas
     Do livro Ebook “Semeando dias felizes”