quarta-feira, 10 de julho de 2013

Laços de amizade – Dez dicas valiosas:



Laços de amizade – Dez dicas valiosas:

1-Amigos com ideais do bem-fazer nos levam por veredas tranquilas, rumo à boaventurança. Amigos com ideais do malfazer nos desviam por veredas tortuosas, rumo ás desventuras. Esteja, pois, sempre com os primeiros!

2-Ao abrir polêmica com amigos, e sentir os nervos em alta-voltagem, controle a tensão e evite ofender. Lançar palavras de alta-amperagem pode gerar um incontrolável curto-circuito...

3-Paz, amor, felicidade? Há duas diretrizes para você alcançá-los: manter um entendimento largo com os amigos, e outro estreito com o Absoluto!

4-Ao negociar com certos “amigos” seja perspicaz. Analise-os e não invista sem o selo irrompível da confiança. Cuidado, ou eles ficam com os lucros e você com os prejuízos...

5-Naqueles momentos angustiantes, ante a sensação do nada, de mergulharmos num grande vazio, a presença de amigos é uma boia firme em mar aberto para nos trazer à tona e nos dar ar, força, alento, conforto.

6-Velhos amigos partem, novos amigos chegam... É como a noite que vem, cumpre sua jornada e logo uma nova alvorada surge. Assim é a vida, no seu ciclo infinito!

7-Ao pensar naqueles que são amigos de todos, e não são seus amigos, não os prejulgue. De repente não há nada errado com eles, e sim com você...

8-Dentre os seus amigos, jamais discrimine algum; apenas dê prioridade àquele que o ajuda a fazê-lo uma pessoa melhor.

9-No nosso dia a dia vivemos cercados por um universo de amigos, alguns verdadeiros e leais, outros falsos e desleais. É necessário, vez por outra, fazermos uma garimpagem na bateia da qualidade afim de selecionarmos os diamantes entre os seixos.


10-Mantenha distância do amigo aparentemente agressivo; redobre a distância do inimigo aparentemente tranquilo...

Inácio Dantas
Do livro “Construindo laços de amizade”
www.vozes.com.br

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Você, campeão no difícil campeonato da vida!


Você, campeão no difícil campeonato da vida!

Determinação: ânimo, ousadia, persistência. Energias a serviço dos seus objetivos.

Se você tem um sonho que a toda hora desperta na sua mente em forma e detalhes, e fica a fantasiar suas maravilhas e quão feliz seria se o realizasse, pare e faça uma reflexão. Reflita se você está à espera que o sonho aconteça ou se ele espera que você o faça acontecer...
Bem, você fixou-se nesse sonho, qual um flash na retina, e carrega-o consigo como a pele do corpo. Mentalmente, repassa ponto a ponto a trajetória e pensa “ah, se eu tivesse dinheiro...”, ou então, “ah se eu tivesse tempo, sorte, forças, oportunidade”, etc... E, no entanto, faz dessas variáveis subterfúgios para adiar o sonho e assim entronizá-lo na consciência...
Mas, espere! Há que se fazer o que deve ser feito. Você merece construir para si o que é digno de todo mortal construir: sua própria felicidade. Então, esqueça as condicionantes e seja resoluto, arrojado, ativo. Sem determinação o corpo fica rebelde para o trabalho e pregado no sofá da improdutividade. Decida-se com firmeza e denodo. Incline-se com persistência para o que quer fazer e faça.
Avalie que com a caneta da determinação o homem escreveu os capítulos mais impressionantes da história universal. Com um sonho em mente, de pedra em pedra ergueu a muralha da China, e, de pedra em pedra, derrubou o muro de Berlim!

Determinação, energia supra-humana que nos impele a construir obras inenarráveis.

>> 

    Nervosismo? Cuidado, sonhos em perigo...

    Como ter o sonho de controlar o mundo quem não consegue controlar os próprios nervos?
    Como resolver um assunto difícil quem, irascível, transforma-o em impossível?
    Uma pessoa nervosa desequilibra seu tônus orgânico e suas reações podem ser abruptas e deselegantes. Quem, de bom juízo, se arrisca a associar-se a quem tem os nervos à flor da pele? Ou alguém quer coadjuvar atos reprováveis?
Pessoas de “pavio curto”, que colocam a emoção à frente da razão, se descontrolam facilmente e acabam por guerrear contra a própria sombra. Intranquilas, deixam aflorar as veias da perturbação e, quando em tratativas de assuntos importantes, são excluídas da lista dos notáveis.
E quanto a você? Consegue controlar seus nervos ou são seus nervos que o controla?
Cuidado com o nervosismo, mormente em situações melindrosas. A tranquilidade, para o corpo humano, é como a fotossíntese para as plantas: vital para o equilíbrio e a existência saudável.
Manter-se calmo, sem se deixar levar pela pressão ou insegurança, é um trunfo, uma força interna que o diferencia e o faz obter resultados expressivos. Todos têm simpatia aos seus projetos e sua chance de pô-los em prática e serem coroados de sucesso aumenta substancialmente. Por isso, esteja sempre centrado, calmo, no eixo de si mesmo. Administre seus nervos e não ponha seus sonhos em perigo!

O melhor projeto de alguém é a calma, a serenidade. Ninguém se associa àquele que se enerva, perde a razão e põe tudo a perder.

Inácio Dantas
Do livro “Você, o construtor dos seus sonhos” – Editora Vozes