sábado, 3 de dezembro de 2011

Semeando dias felizes – Parte VI



   1.Pensamento pequeno tem o lúmen de uma lâmpada; grande pensamento, o lúmen do sol.

    Um dia excelente é igual a uma barra de ouro, brilhante, valioso; um dia péssimo é qual sucata, esmaecido, inservível. O pensamento direcionado para a grandeza do ser e do fazer é um moinho a construir dias que nos elevam em felicidade e enriquecem nossas vidas.
   Grandes êxitos, grandes conquistas, não resultam de pequenas lutas, de sub-forças de nossas mãos. Eles resultam de superesforços, de atitudes magnas, de projetos majestosos que habitam o imaginário de cada um.
   Mas, ressalve-se, há que ser pensamentos lícitos, pois esses são aprovados e abençoados por Deus. Ao saírem de dentro da mente para o campo de ação, deve-se adicionar o desejo de um melhor padrão de vida e de autocompletar-se como pessoa, e não apenas ser um número a mais.
   Logo, para você, que em todo diâmetro do crânio tem uma grandeza de pensamento, o mundo lá fora está esperando seu primeiro ato. Aceite que você tem inteligência e está pronto para alçar voo às estrelas. Mova-se, erga os pés do chão, abra as asas do “eu posso” e desloque-se no ar.
   Pensamento pequeno é dado àqueles que almejam poucas conquistas, que se conformam com o básico, muito aquém da real dimensão do que podem conquistar.
   Por isso, pense grande. Encompride, alargue e alteie o espaço à sua frente. Assim, entrará mais ar, calor e os dourados raios de sol!

>> 

    2.Desconfianças: se infundadas, reflua o ímpeto de acusar. Dias felizes resultam da consciência tranquila e do relacionamento amistoso.

   Se desconfiar, e não tiver provas, evite protagonizar uma leviandade. Recolha a voz e não aponte o dedo, seja a quem for, se pretender falar com as palavras do talvez. Imagine-se, por sua vez, você também sendo acusado por infundada desconfiança?
     Para que alguém expressar o que não tem certeza, fatos que ouviu alguém dizer, mas que não tem provas nem viu acontecer?
    Quem acusa na desconfiança pode culpar um inocente e inocentar um culpado!
    Acusação não pode ter o viés da vingança ou do benefício alheio. É algo sério. Acusação deve ter lastro, fundamento, ser inequívoca. E a verdade deve ser a premissa, o referencial. Do outro lado há alguém sendo acusado, pronto para defender-se e contra-atacar. Portanto, reúna provas cabais ou silencie. Não abale seu bom relacionamento. Será mais desgastante, depois, ter de se retratar. Bom relacionamento é como uma taça de porcelana, que depois de quebrada, mesmo bem restaurada, nunca mais será perfeita.
  Insinuações, conjecturas, presunções... Cuidado! Evite lançá-las como balão de ensaio para não ferir a sensibilidade alheia e viver dias intranquilos.
   Antes de acusar, muna-se com a arma da verdade e da certeza afim de acertar o alvo das acusações com um só disparo!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Defeitos e Virtudes):

     Temas complementares (Luta e esperança):

Nenhum comentário:

Postar um comentário