sábado, 18 de fevereiro de 2012

Responsabilidade profissional



     Todo profissional deve ser responsável pelos seus atos e palavras. Há que refletir que difícil é erguer um patrimônio em décadas, fácil é levá-lo à falência em alguns dias...

     Responsabilidade é assumir com zelo e denodo as atribuições às quais lhe confiaram. É não jogar o “abacaxi” na mão dos outros, mas “descascá-lo” e responder por seus atos com perícia, segurança e eficiência.
     Se você pretende vitórias na carreira e ter um currículo turbinado, incorpore na sua gestão a essência da responsabilidade. Concomitantemente, evite ser relapso, indolente ou desinteressado no seu trabalho. Mentalize que alguém está confiando e dando a chave do cofre para você dirigir o destino dos negócios. Seja, portanto, guardião dessa chave e trabalhe compenetrado, atento, senso de responsabilidade agudo e olhar fixo no gráfico produtivo. Dentre outras coisas, procure:
     -Não refutar trabalhos simulando dificuldades. O que você foi contratado para fazer, faça;
  -Não poupar forças ou criatividade. Ser, sempre, um profissional interessado, solícito, participativo. Cumprir sua jornada de trabalho e executar as funções com exímia. Considere que outros setores dependem da agilidade e da qualidade dos seus trabalhos;
   -Não dar motivos para a diretoria desaprovar sua atuação. Faltas, ausências, atrasos, leniência, boicotes, são típicos exemplos de irresponsabilidade;
     -Não polemizar com colegas de trabalho, prejudicando o outro, a empresa e a si mesmo. Não infringir leis, normas e regulamentos internos da empresa.
   -Desídia: preguiça, negligência, descaso pelos serviços funcionais. É um comportamento condenado pelas empresas e passível de demissão. Não se deixe subjugar por esse comportamento, pois a instituição empresarial é, simultaneamente, para a produtividade e  para o aperfeiçoamento e a evolução profissional.
   -Agir com: ética, confiabilidade, lealdade, comprometimento, iniciativa, espírito colaborativo. Esses valores abrem portas para promoções e o fazem ascender a altos patamares na empresa.

     Não respeitar essas e outras premissas importantes é correr o risco de, sem prévio aviso, ser descartado da equipe. Vitórias, não só profissionais,  mas também de caráter particular, resultam do modo como você trata as coisas e as pessoas. Reflita e coloque, sempre, a responsabilidade como prioridade primeira na sua agenda de projetos.

     Inácio Dantas

     Temas adicionais (Contingências):

Nenhum comentário:

Postar um comentário