segunda-feira, 26 de março de 2012

Amizade: um bem inalienável. Doze considerações:

 

1-De que vale um amigo lhe dizer que se precisar “pode contar com ele”, se as suas palavras não correspondem às ações?

2-Mantenha sempre duas portas abertas para os amigos: uma porta de entrada para os bons; uma porta de saída para os maus.

3-Não se importe de ter amizade com pessoas de pouco estudo. Atenha-se a outras qualidades. Quem sabe a mente voltada para o bem, dois braços acolhedores, um coração magnânimo...?

4-Quando, entre amigos, ao falar de um amigo que perdeu, meça bem as suas palavras. Se o que você falar for injusto perderá também os que o ouvem.

5-Reflexões:
*        Solidão tem cura: conquiste um amigo!
*        Inveja: vírus que contamina a mais sólida amizade.
*        A verdade é um Panteão onde reina absoluta a amizade.
*        Pai que é o melhor amigo do filho será o melhor avô do mundo!
*        Apaga-se a chama da amizade quando começa o vento da intolerância.

6-Jamais desagrade um ente familiar para agradar um amigo. Tenha em mente que os amigos vivem com você, e os familiares vivem por você!

7-Ao abrir polêmica com amigos, e sentir os nervos em alta-voltagem, controle a tensão e evite ofender. Lançar palavras de alta-amperagem pode gerar um incontrolável curto-circuito...

8-Paz, amor, boaventurança? Há duas diretrizes para você alcançá-los: manter um entendimento largo com os amigos, e outro estreito com o Absoluto!

9-Ao negociar com certos amigos seja perspicaz. Analise-os e não invista sem o selo irrompível da confiança. Cuidado, ou eles ficam com os lucros e você com os prejuízos...

10-Naqueles momentos angustiantes, ante a sensação do nada, de mergulharmos num grande vazio, a presença de amigos é uma boia firme em mar aberto para nos trazer à tona e nos dar ar, força, alento, conforto.

11-Quando há disputa por dinheiro e poder, entre você e seus amigos, é nessa hora que você conhece o verdadeiro caráter de cada um!

12-Velhos amigos partem, novos amigos chegam... É como a noite que vem, cumpre sua jornada e logo uma nova alvorada surge. Assim é a vida, no seu ciclo infinito!

          Inácio Dantas

          Temas adicionais (Semeando dias felizes):

          Amigos(as): estou disponibilizando, gratuitamente, o livro digital (Epub) “5 Minutos para Deus”. Envie-me um email (contato@inaciodantas.net) e o receba (gratuitamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário