domingo, 26 de fevereiro de 2012

Você, degustando dias felizes!



     1.Dê mais amor para si mesmo. Antes de pensar nos outros, que tal primeiro pensar em si mesmo?

     Você é a pessoa mais importante que conhece! Pode parecer uma afirmação tola, mas quantas vezes damos importância aos outros e esquecemos de nós mesmos?
     Então pare, deixe de lado por um momento a pressa, a correria louca, os atropelos sem fim. Pense primeiro no seu bem estar, em crescer e se desenvolver intelectual e profissionalmente para, construída e assentada sua base estrutural, poder pensar naqueles que dependem de você.
     Jamais se esqueça que é o gestor de si próprio. Então, cuide-se, dê-se atenção, ame-se. Trate de si, pois a vida que pulsa dentro do seu corpo é sua.
     Não queira consertar o mundo em um único ato. Deus demorou seis dias para fazê-lo. Faça as coisas dentro dum tempo plausível e no limite das suas forças. Assoberbar-se é, ao final, afadigar-se e adoecer. Você é uma máquina biológica, suscetível ao cansaço e exaustão.
     Para estar bem para servir o próximo é importante, antes, estar bem para servir-se. Se fraquejar o que será daqueles que dependem de você?
     Não viva na correria, pensando e fazendo acontecer mil coisas, sendo reverenciado por cuidar dos outros, mas esquecido que tem alguém mais importante para cuidar, você.
    É imperioso estar, hoje e sempre, forte, em equilíbrio por dentro e por fora. Como? A boa medicina é uma terapia que lhe revigora a matéria, e a Bíblia um santuário que lhe revigora o espírito!

>> 

     2.Autoconfiança, preparo e mãos à obra: segredo para modificar sua vida para melhor.

     Não pense “e se eu fizer tudo errado?”, ou então, “e se eu falar e ninguém me entender?”. Para que fazer da mente um repositório de baixo astral e ideias negativas?
     Livre-se dessas palavras. Espane esses pensamentos da cabeça como um pó sobre os móveis - a limpeza mental permite enxergar mais longe e com mais nitidez. Diminua a insegurança, desbloqueie o raciocínio, libere o potencial. Potencialize a autoconfiança. Olhe diretamente nos olhos das pessoas, fale com boa entonação, exponha seu ponto de vista sem achar-se inferior. Entretanto, se não se sentir preparado avalie seus pontos fracos e fortaleça-os com o aprimoramento. Não deixe que o receio ou a insegurança o conduza a reflexões enganosas. Alguns exemplos para preparar-se:
     -Se as coisas lhe dão errado, busque orientações de alguém mais experiente e aprimore-se para não mais errar;
     -Se não souber falar em público, busque mestres em dialética e eduque seu raciocínio e voz;
     -Concentre-se e busque um insight inovador que possa dar um “up” nos seus negócios;
     -Troque o tempo de ociosidade em frente à TV pela leitura; as longas baladas pelo interesse em aprender o desconhecido.
    Preparado, você se sentirá autoconfiante e estará capacitado para circular por todos os corredores e estágios da sociedade, sendo bem aceito, enaltecido e valorizado.

     Inácio Dantas
     Texto do livro (Ebook): “Semeando dias felizes!” (www.amazon.com)

     Temas relacionados (Dia feliz: hoje, amanhã e sempre)
  
     Temas complementares (Resolvendo Contingências):

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Responsabilidade profissional



     Todo profissional deve ser responsável pelos seus atos e palavras. Há que refletir que difícil é erguer um patrimônio em décadas, fácil é levá-lo à falência em alguns dias...

     Responsabilidade é assumir com zelo e denodo as atribuições às quais lhe confiaram. É não jogar o “abacaxi” na mão dos outros, mas “descascá-lo” e responder por seus atos com perícia, segurança e eficiência.
     Se você pretende vitórias na carreira e ter um currículo turbinado, incorpore na sua gestão a essência da responsabilidade. Concomitantemente, evite ser relapso, indolente ou desinteressado no seu trabalho. Mentalize que alguém está confiando e dando a chave do cofre para você dirigir o destino dos negócios. Seja, portanto, guardião dessa chave e trabalhe compenetrado, atento, senso de responsabilidade agudo e olhar fixo no gráfico produtivo. Dentre outras coisas, procure:
     -Não refutar trabalhos simulando dificuldades. O que você foi contratado para fazer, faça;
  -Não poupar forças ou criatividade. Ser, sempre, um profissional interessado, solícito, participativo. Cumprir sua jornada de trabalho e executar as funções com exímia. Considere que outros setores dependem da agilidade e da qualidade dos seus trabalhos;
   -Não dar motivos para a diretoria desaprovar sua atuação. Faltas, ausências, atrasos, leniência, boicotes, são típicos exemplos de irresponsabilidade;
     -Não polemizar com colegas de trabalho, prejudicando o outro, a empresa e a si mesmo. Não infringir leis, normas e regulamentos internos da empresa.
   -Desídia: preguiça, negligência, descaso pelos serviços funcionais. É um comportamento condenado pelas empresas e passível de demissão. Não se deixe subjugar por esse comportamento, pois a instituição empresarial é, simultaneamente, para a produtividade e  para o aperfeiçoamento e a evolução profissional.
   -Agir com: ética, confiabilidade, lealdade, comprometimento, iniciativa, espírito colaborativo. Esses valores abrem portas para promoções e o fazem ascender a altos patamares na empresa.

     Não respeitar essas e outras premissas importantes é correr o risco de, sem prévio aviso, ser descartado da equipe. Vitórias, não só profissionais,  mas também de caráter particular, resultam do modo como você trata as coisas e as pessoas. Reflita e coloque, sempre, a responsabilidade como prioridade primeira na sua agenda de projetos.

     Inácio Dantas

     Temas adicionais (Contingências):

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dia feliz: hoje, amanhã e sempre!



     Bendiga o dia de hoje. Deus lhe preparou um dia feliz.
    Sol, chuva, frio? Não importa as condições do clima: não reclame, não maldiga o tempo. Antes, agradeça. Sim, agradeça a Deus por seu corpo poder sentir essas nuances: você está vivo. E há algo melhor do que inspirar o bendito ar da existência?
   O dia para você é igual para todo mundo. Em cada cabeça um pensamento, em cada coração um sentimento, em casa alma uma esperança. Maldizer as obras divina é dar asas às amarguras. E em verdade uma coisa é certa: não passa um minuto sem que uma ordem celestial não tente derrotar a amargura dentro de nós.
    Bendiga o dia de hoje. É através da natureza que Deus se manifesta e fala conosco!
   Têm pessoas que reclamam o corpo enxovalhado, a pele ressequida, as agruras do frio. Para que reclamar se ninguém pode desfazer o que Deus faz? Jamais expresse rebeldia contra as obras celestiais, pois tudo que Ele faz é perfeito. Avalie que todo desígnio superior está muito além do nosso vão entendimento. Apenas aceite e procure tirar o melhor proveito. Extraia do dia a oportunidade única de realizar boas ações, de prosperar, de amar e estar entre os que o amam.
    A vida é uma janela que se abre por um breve instante para a claridão entrar – e de repente se fecha para a escuridão eterna. Aproveite enquanto resplandece a luz. Saia para o seu trabalho, estudo, lazer, ciente de que Deus está preparando o melhor para você. Então, bendiga o dia que aí está e usufrua dele, esteja lá fora o tempo que estiver!

     Inácio Dantas
     Texto do livro ebook "Semeando dias felizes!"

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Duas lições de vida e sucesso.



    1.Você é um guerreiro. E todo guerreiro deve estar pronto para batalhas e vitórias!

     Numa analogia simples, podemos dizer que a vida é uma batalha e o mundo o campo de ação. Batalha pela subsistência, pelo salário digno, para construir sonhos, realizar desejos, satisfazer necessidades. Não há nada de errado quando a batalha é lícita, dentro dos dogmas Cristãos e das normas socialmente aceitas. Todos nós vivemos essa luta. Muitos são os derrotados, muitos os vencedores. É práxis no mundo atual empreender uma batalha pessoal, colecionar vitórias, destacar-se e ter uma vida plural de bens e prazeres.
     Por outro lado, é inerente a todo guerreiro o bom preparo. Físico, mental, espiritual. Armas excelentes para obter êxitos nas competições nesse mundo globalizado são: estudo, treino, especialização, exercícios e aplicação constante.
    Todo guerreiro entra numa luta para vencer. A palavra “derrota” não faz parte dos seus manuais. Para enfrentar as adversidades, além das táticas pré-estabelecidas, ele tem sempre um plano “b” guardado na manga. Evita surpresas de última hora e procura se antecipar às que o “inimigo” impõe. Entenda-se: desafios, projetos, concorrências, implementação de novos métodos no mundo business...
   Guerreiro, igual a você, jamais esmorece quando o embate é duro ou prolongado. Redireciona o foco, mira o cerne do objetivo, aumenta a dose de “preparação” e recomeça. Agora mais forte, disposto, confiante e pronto para erguer a taça!

>> 

     2.Escreva sua história, uma epopeia vitoriosa!

   Encontrar o caminho exato para chegar ao caixa-forte do sucesso é um desafio que enfrentamos desde sempre. É uma busca insana, feita muitas vezes sem mapa, guia, GPS... São passos e caminhadas árduas atrás de um sonho, uma utopia, o inescrutável...
   Não passa um segundo em nossa vida sem que nossos pensamentos não estejam direcionados a, no final, obter como prêmio o êxito. E assim deve ser, pois as grandes vitórias resultam de grandes lutas. Constantes e incansáveis.
     Todavia, para escrever histórias gloriosas é impreterível que as vitórias sejam resultado de lutas travadas no ringue das boas ações e dos bons procedimentos. Boas histórias são feitas em capítulos, com as tintas da conduta honesta e  respeito aos oponentes. Lembre-se, o que vale para os outros, vale para si.
     Prepare-se, então, para vitórias maiúsculas, que mudem o curso da sua vida e o estabilize financeiramente. E não só isso. Que dentro da sua história esteja sua evolução moral, intelectual, profissional, patrimonial e você sendo admirado e exaltado por todos.
    Assim deve ser a história onde você é o protagonista, não um coadjuvante. Logo, esperar para quê? Vista-se, já, de ânimo e determinação e tenha imemoriais conquistas para ficar para sempre na sua história!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Pérolas da felicidade):

     Temas complementares (Máquina do progresso):