sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal, Ano Novo, momento de ter Deus dentro de si!



     Deus é a salvação. Assim está escrito!

   “Bendito seja o Senhor, que diariamente leva nossa carga, o Deus que é a nossa salvação.” Salmos  68:19

     Não existe nada pesado quando a força que se exerce é maior que a força exercida pelo peso. E essa força para erguer os mais insustentáveis pesos, quem nos dá?
   Por mais pesado que seja o fardo da vida, jamais o carregamos sozinhos. Embora às vezes nós imaginemos ser um andarilho solitário, há sempre alguém que nos acompanha, uma força onipresente que nos dá vigor e que nos ajuda a chegar em segurança ao destino.
   Não há peso impossível de transportar quando a mão invisível de Deus intercede por nós. Tudo fica agradável, ganha leveza, transforma-se em pluma.
     Tudo é leve quando Deus está conosco!
     O homem pode ser abandonado por outro, mas por Deus jamais o será!
    Deus está em cada um de nós, agindo silenciosamente, monitorando nossos dias e provendo-nos do sopro da vida.
    Agradeça e permita a Deus operar sua ordenação. Bendita seja a presença divina!
   O Pai celestial equilibra e alivia a carga sobre os nossos ombros. Nos dá ânimo para seguir, energia para suportar e disposição para transpor as barreiras que se erguem aos nossos pés.
   Creia em Deus! Se a força do Criador construiu o universo, o que ela não será capaz de construir na sua vida?!

>> 

     Seja fiel às suas palavras. Evite promessas vãs!

     “Mais vale não fazer voto, que prometer e não ser fiel à promessa.” Eclesiastes 5:4

    Não prometa o que não pode ou não pretende cumprir!
     A palavra de um homem é o seu recibo de integridade perante os demais. O homem valoriza-se tanto pelas boas coisas que diz quanto pelas boas coisas que faz. Por isso deve refletir antes de dizer ou fazer o que desconhece ou não tem certeza. Deve dominar o tema, estar conectado com a modernidade. Quem o ouve está atento às palavras para questionar e aferir seu valor. Logo, ele deve ter a língua domada, em consonância com o pensamento, para ambos terem a mesma unidade de expressão.
     Portanto, não devemos falar a esmo, sem pensar ou refletir. Devemos falar com cautela, concatenando as palavras afim de não prometermos e depois sermos infiéis à promessa. Todas as coisas que dizemos é material que vai construir o retrato da nossa personalidade.  Por isso, a palavra deve ser fidedigna para construirmos uma moral ilibada.
     Uma pessoa que apalavra um voto de compromisso deve realizá-lo sob pena de cair em descrédito. Por conseguinte, deve, antes, ater-se à sua capacidade e medida das suas posses para não extrapolar o tamanho das suas promessas.
      A moral de qualquer é enxovalhada quando ele promete o impossível, ou até mesmo algo simples, mas sabedor de que jamais cumprirá.

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Felicidade):

     Temas complementares (Sonetos para a mente):

sábado, 17 de dezembro de 2011

Natal, momento de festas e de renovar a fé em Deus!


         

      Nesta data máxima da Cristandade, é um momento para festejar o nascimento de Cristo, mas também de refletir sobre a presença de Deus entre nós. É momento de renovar a fé e de olhar para um novo ano que se aproxima, que venha repleto de paz, amor, conquistas, fraternidade e felicidade!

     1.Se você já não tem mais forças na matéria ou no espírito, esse é o momento de uma conversa com Deus. É o momento de “acertos de contas” dentro de si, de reflexões profundas, de autoavaliar-se e de praticar o arrependimento. É momento de uma retomada para seguir em novos caminhos, com a alma livre, leve e transparente, pois quem vive com a alma em conflito renuncia à felicidade.
     Eleve aos céus as suas preces! Ele, Deus, está distante, parece-nos, mas perto o bastante para ouvir a voz do nosso coração!
     Arrependa-se dos seus erros. Construa dentro de si uma nova história. Quem pretende a vida eterna alimenta-se da Verdade e pratica o jejum de pecados!
     Ore. Peça ajuda a Deus. Qualquer grande pedido para Ele é ínfimo, é como a partícula de um átomo no universo.
     Ele é bondoso, compreensível e jamais nega o pedido sincero de um filho.
     Não espere o amanhã - Ele o espera agora!
     Esse é o momento! É Natal, momento em que o céu e a terra se unem numa só festividade.
     Tenha fé, converse com Deus. E pouco a pouco irá sentir o corpo e o espírito sendo renovado e fortalecido!

>> 

     2.Faça transbordar a fé que existe dentro de si!
     Seja fiel escudeiro da sua crença e defenda as verdades que norteiam a raça humana. Deus é o seu guia. Ele dirige seu corpo, manobra sua vida e livra-o dos iminentes perigos.
    Não descreia dEle, de si próprio, e do seu poder interior, achando que “tudo é impossível” ou que “não vai conseguir”. Se você crê, você vive, participa, realiza.
    Tenha fé nAquele que o provém com o sopro da vida!
    A fé faz emergir flores num lamaçal. Traz o inalcançável à palma das mãos. Faz reencontrar esperanças perdidas e reergue o que se houvera destruído.
     Um homem sem fé é uma carcaça luzidia por fora e sombria por dentro. Vive por viver, mas veleja seus dias sem bússola, sem direção e tem ondas tormentosas a vencer. Neste momento de congraçamento cristão, transborde a fé no Altíssimo, pois Pai e Filho estão olhando por nós e nos mostrando a direção.
     Faça isso, agigante sua fé e veleje por ondas calmas e ventos suaves!
     Quando existe fé dentro do peito, ela estende oceanos planos, seguros e metricamente perfeitos!

    Inácio Dantas
    (do livro © “Pequenas Lições de Sabedoria”)

     Temas relacionados (15 Reflexões filosóficas):

     Temas complementares (Meditações de Natal):

sábado, 10 de dezembro de 2011

Natal, Fim de ano. Hora de meditar sobre a felicidade. Doze “sugestões” (VI)


  
1-Subir ao pódio da felicidade depende do que a sua cabeça idealiza fazer e do que as suas mãos fazem com a ideia...

2-A felicidade tem mil asas nos pés. Anda por aí faceira, risonha, a procurar quem é digno dela. Quem a encontra sacia-se com a água da vida. Ela é a luz dos pensamentos, nutriente do corpo, baluarte da alma!

3-A felicidade nem sempre está no riso estrondoso da boca, mas sempre está no riso silencioso do coração.

4-Ter grandes amigos pode não nos livrar da infelicidade, mas ajuda a adiá-la...

5-Não olhe para as dificuldades com olhos de tristeza. Se a vida lhe deu um caule cheio de espinhos, não reclame. Olhe-o bem. Quem sabe ali não brote as mais belas flores?

6-Tolerante, conciliador, caridoso, condescendente: o maior prêmio da felicidade é isso, o novo ser humano que ela nos transforma.

7-A felicidade é como a lenha na lareira: esquenta o corpo, aquece o espírito e mantém o pensamento desperto para as reflexões de uma vida melhor!

8-A alegria nos leva pelos quatro cantos do mundo enquanto a tristeza não nos levantou do sofá...

9-Ser feliz é resultado, não do que você faz com as conquistas, e sim do que as conquistas fazem com você!

10-Felicidade, refletida em forma de sorriso no rosto, tem um brilho igual prata polida sob os raios do sol!

11-Tome sucessivas doces de felicidade. De manhã, à tarde, à noite... Ela tem vitaminas poderosas que repõem a energia, engorda os ossos e alonga os dias de vida.

12-“Teus pensamentos, tuas atitudes, teu olhar reto e probo para com o mundo fazem-te digno da felicidade, e a felicidade digna de ti!”

     Inácio Dantas

    Temas relacionados (Dicas para a felicidade):

    Temas complementares (Dias felizes):

sábado, 3 de dezembro de 2011

Semeando dias felizes – Parte VI



   1.Pensamento pequeno tem o lúmen de uma lâmpada; grande pensamento, o lúmen do sol.

    Um dia excelente é igual a uma barra de ouro, brilhante, valioso; um dia péssimo é qual sucata, esmaecido, inservível. O pensamento direcionado para a grandeza do ser e do fazer é um moinho a construir dias que nos elevam em felicidade e enriquecem nossas vidas.
   Grandes êxitos, grandes conquistas, não resultam de pequenas lutas, de sub-forças de nossas mãos. Eles resultam de superesforços, de atitudes magnas, de projetos majestosos que habitam o imaginário de cada um.
   Mas, ressalve-se, há que ser pensamentos lícitos, pois esses são aprovados e abençoados por Deus. Ao saírem de dentro da mente para o campo de ação, deve-se adicionar o desejo de um melhor padrão de vida e de autocompletar-se como pessoa, e não apenas ser um número a mais.
   Logo, para você, que em todo diâmetro do crânio tem uma grandeza de pensamento, o mundo lá fora está esperando seu primeiro ato. Aceite que você tem inteligência e está pronto para alçar voo às estrelas. Mova-se, erga os pés do chão, abra as asas do “eu posso” e desloque-se no ar.
   Pensamento pequeno é dado àqueles que almejam poucas conquistas, que se conformam com o básico, muito aquém da real dimensão do que podem conquistar.
   Por isso, pense grande. Encompride, alargue e alteie o espaço à sua frente. Assim, entrará mais ar, calor e os dourados raios de sol!

>> 

    2.Desconfianças: se infundadas, reflua o ímpeto de acusar. Dias felizes resultam da consciência tranquila e do relacionamento amistoso.

   Se desconfiar, e não tiver provas, evite protagonizar uma leviandade. Recolha a voz e não aponte o dedo, seja a quem for, se pretender falar com as palavras do talvez. Imagine-se, por sua vez, você também sendo acusado por infundada desconfiança?
     Para que alguém expressar o que não tem certeza, fatos que ouviu alguém dizer, mas que não tem provas nem viu acontecer?
    Quem acusa na desconfiança pode culpar um inocente e inocentar um culpado!
    Acusação não pode ter o viés da vingança ou do benefício alheio. É algo sério. Acusação deve ter lastro, fundamento, ser inequívoca. E a verdade deve ser a premissa, o referencial. Do outro lado há alguém sendo acusado, pronto para defender-se e contra-atacar. Portanto, reúna provas cabais ou silencie. Não abale seu bom relacionamento. Será mais desgastante, depois, ter de se retratar. Bom relacionamento é como uma taça de porcelana, que depois de quebrada, mesmo bem restaurada, nunca mais será perfeita.
  Insinuações, conjecturas, presunções... Cuidado! Evite lançá-las como balão de ensaio para não ferir a sensibilidade alheia e viver dias intranquilos.
   Antes de acusar, muna-se com a arma da verdade e da certeza afim de acertar o alvo das acusações com um só disparo!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Defeitos e Virtudes):

     Temas complementares (Luta e esperança):