sábado, 23 de novembro de 2013

Duas reflexões bíblicas para a tranquila e boa convivência.


Duas reflexões bíblicas para a tranquila e boa convivência.

1.Perdão, um gesto para reatar o vínculo da amizade entre os povos!

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:14-15

Dê e receba o perdão!
Abra o coração e, conforme o ensinamento de Mateus, aceite perdoar.
Na lida diária pela sobrevivência, quando busca-se realizar sonhos e objetivos, acaba-se por defrontar com obstáculos de toda ordem. E quanto mais o mundo evolui, mais os obstáculos aumentam. Na tentativa de superá-los muitas vezes as pessoas ofendem, pois sentem-se ricas de valores, mas pobres de sentimento. E aí, ao ofenderem o semelhante, se esquecem que o bom convívio é a fórmula infalível para a felicidade. Mais tarde, quando um dia abre-se o abismo do silêncio surge o arrependimento, ponte para o diálogo e o perdão, pois, verdadeiramente, o perdão é a cura.
 Ninguém deve esperar o envelhecimento para, tardiamente, pedir perdão a quem ofendeu. Perdoar é um ato divino que Deus criou para os homens para ser usado de imediato, qual um laço a reatar a união, o entendimento, o bom convívio. Ao perdoarmos quem errou, Deus também está nos perdoando, no exato instante.
O perdão nos dá tranquilidade, paz, harmonia de pensamentos, leveza espiritual!
Com o nobre gesto do perdão nossa lida diária se renova, reverdece, suaviza e recebe as graças do Criador. E o nosso pão de cada dia torna-se mais fácil, doce, abundante!

>> 

 2.As aparências enganam...

 "Porém o Senhor disse a Samuel: ‘Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.’” 1Samuel 16:7

Cuidado ao avaliar alguém pela aparência!
Não raro, ao olharmos para uma pessoa “radiografamos mentalmente” seu perfil. Acreditamos que alguém bem vestido e mostrando um bom visual deva ser alguém abastado, sábio, importante. Damos-lhe uma atenção maior e o valorizamos em detrimento àquele com vestuário simples e aparência humilde.
Agindo assim, quantas vezes erramos!
A qualidade e o valor de alguém não está no que ele mostra ser, mas, sim, no que está oculto dentro de si. Por isso, jamais devemos prejulgar o valor de alguém baseado nas vestes, beleza, estatura, cor...
Devemos, como exemplo, lembrar-nos quando Deus deu preferência à oferta de Abel e não a de Caim. Ele o fez não por aquilo que viu nas oferendas, mas pelo que viu no coração de ambos. E viu no coração de Abel amor e alegria por estar ofertando o fruto do seu trabalho.
Da mesma forma, não meça o valor de uma pessoa pelo seu exterior, e, sim, pelo que os seus olhos veem ao “olhá-lo por dentro”. O que ele tem guardado lá dentro - amor, respeito, bondade, justiça -, é o que o faz uma pessoa especial!

Inácio Dantas
(do livro Ebook “5 Minutos para Deus” – www.amazon.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário