sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Eleições estão próximas... É hora de Prudência, Calma, Tolerância!


Eleições estão próximas... É hora de Prudência, Calma, Tolerância!
1.Ofensas: defenda-se com a Prudência.
Prudência é um conjuntos de dádivas, “calma, ponderação, sensatez, paciência ao tratar de assunto delicado ou difícil”.
Como saborear dias felizes no futuro quem vive no presente com o arco das palavras malsãs vergado, a desferir setas ofensivas contra os semelhantes? Saborear a doçura de dias aprazíveis requer ter sensibilidade e travar a língua para não soltar o que vai causar dissabores. Ao vivenciar uma situação em que seja compelido a agir assim, pare e imobilize as ações.
Prudência. Não ofenda e proteja-se de ataques ofensivos com o escudo do diálogo conciliador. E não precisa ser eloquente ou ter título acadêmico: apenas fale e ouça prudentemente, tendo como referência a lei dos homens e os ensinamentos cristãos.

2.Com o extintor da calma, apague o incêndio da irritação
Não se permita incendiar pelas labaredas da irritação - podem ser incontroláveis... Sua mente se perturba, o raciocínio colapsa e você sai do eixo de si mesmo: aí é o imponderável...
Irritação? Avalie o porquê e as razões, quanto tem a ganhar, quanto a perder. Olhe-se “por dentro”, quem ou o quê incendeia sua calma. Trabalhe nisso, assossegue-se e pondere: se puder relevar erros, falhas e enganos, faça-o. Se não, inspire fundo, oxigene as hemoglobinas, refreie os músculos e reflita: a lei é alternativa plausível. Dica: "não se irrite". Ante pressões e situações criticas, controle-se. Com pensamentos e decisões livres de irritações você age e interage, motivado e em bons termos.
Calma.  Brisas de paz sopram como extintor das irritações. Você, olhar sereno, coração “pianinho”, fazendo par com a vida, e jamais adversário dela!

3.Com tolerância, você e sua vida no mesmo ritmo, no mesmo tom.
O mundo é feito de desiguais, e essa é a beleza da criação de Deus: seres heterogêneos, gênesis homogênea. Aceitar as desigualdades é algo que você deve ter como filosofia de vida.
Tolere o próximo, mesmo que discorde, assim você será tolerado, mesmo nas discordâncias. Afinal, não existe pessoas iguais: logo, iguale-se pelas desigualdades.
Você e ninguém é dono de verdades e certezas. Pontos de vista muda-se facilmente, como uma simples vírgula muda todo um contexto. A intolerância é um muro a separar você e o mundo.
Tolere, e viva seus dias em brandas nuvens, sob o beneplácito supremo. Destarte, sua vida neste plano evoluirá com as demais, uma orquestra no mesmo ritmo, no mesmo tom.
Inácio Dantas
Do livro “Sementes de Vida”
Adquira em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário