sábado, 20 de outubro de 2018

Educação e respeito: itens primeiros nas inter-relações humanas

Educação e respeito: itens primeiros nas inter-relações humanas

1.Educação

Nas inter-relações humanas e nas tratativas cotidianas de qualquer nível econômico-social, a educação é uma bandeira a ser hasteada por todos, pois dela emana um poder que supera a força e rompe as barreiras do desconhecido. O que não se consegue com a imposição da força consegue-se com a conduta educada. A educação deve estar nos gestos, no olhar, no diálogo, pois transmite tranquilidade, entendimento, afabilidade.
Ninguém nesse mundo, em que os países se aproximaram numa megalópole, capitaliza bons resultados quando é deseducado, imponderado, ríspido. Se você lidera pessoas, saiba que não há necessidade de usar o tacão verbal para ser visto, ouvido e obedecido. Ao mostrar com educação às pessoas a importância e o objetivo das suas ordens, elas o ouvirão educadamente. Para isso, converse e oriente de forma educada, ressaltando o valor de um serviço benfeito. Usar formas polidas de se relacionar é ser acatado e obedecido sem questionamentos.
Agir educadamente é espalhar bons exemplos a todos à volta. Some-se a isso que, além de elevar o nível do entendimento, é também uma necessidade pessoal, afinal quando os outros nos atendem afáveis e alegres isso reflete na nossa afabilidade e alegria.
Como conquistar e manter o sucesso esquecendo-se os primados da boa-educação? Quem objetiva o sucesso, e o quer por longo tempo, há que ser flexível no entendimento, fino no trato e polido no diálogo, pois  a este é reservado o ilimitado cartão de crédito da prosperidade.

Levar a vida na toada da deseducação é deixar-se atropelar pela mó gigante da involução, desplanejando planos, indo de roldão pelas ladeiras do antessucesso...




2.Respeito

O mundo empresarial vê com olhos de desaprovo o profissional desrespeitoso. Não raro, na primeira oportunidade ele é alijado do quadro funcional...
O perfil do homem contemporâneo mudou. Definitivamente. Ele evoluiu em técnica, moral, ética e nas inter-relações humanas. Agora é um profissional de vanguarda, que tem seus atributos moldados nas universidades, nas grandes corporações empresariais, nas redes sociais e é avaliado, tanto pelas coisas que diz quanto pelas que faz. E aí recebe “notas” dos interlocutores, superiores, membros da equipe, e sempre que essas “notas” saem do status normal um sinal vermelho é aceso...
É de crucial importância, além da moldagem referida, ter uma formação forjada no seio da família e aperfeiçoada com os ensinamentos Cristãos. Lembre-se, somos atores globais e vivemos interconectados com pessoas, políticas, religiões, etc.
Conduta sóbria, atitudes cordiais, perfil discreto, em consonância com as pessoas e o ambiente é o que faz a diferença entre o decente e o vulgar.
Intramuros da empresa, trate todos condignamente, sejam desconhecidos, colegas, fornecedores, clientes, e cuidadosamente as ferramentas de trabalho. Recorde-se, você é avaliado em todo o processo de trabalho, e até mesmo fora da empresa.
Ter conduta respeitosa é ter, pelo semelhante, apreço, atenção, consideração, acatamento, obediência, decência, e não praticar excessos nem inconveniências. Quem dá-se ao respeito, respeitado é. E está, sempre, inserido na lista dos bons exemplos e dos profissionais notáveis!

Quando você conduz-se pelas letras-vivas da enciclopédia do respeito, nas competições da vida distancia-se do segundo colocado e avança a passos longos à “linha de chegada”. A conduta respeitosa, em douradas letras no cartão-metálico da vitória, insculpe ao lado do seu nome “Honra e Mérito”.



Inácio Dantas
Do livro “Você, líder do seu sucesso!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário