domingo, 12 de janeiro de 2020

Ano 2020 tá aí... Hora de aperfeiçoar a profissão, hora de conquistar um bom emprego, hora de empreender.


Ano 2020 tá aí... Hora de aperfeiçoar a profissão, hora de conquistar um bom emprego, hora de empreender.

1.Profissão, um sonho, uma vida.

Não é a notoriedade da profissão que, essencialmente, dá felicidade ao homem, mas a ideologia e o prazer em exercê-la.
Há pessoas plenamente felizes em profissões simples e até exóticas e desconhecidas. O sonho de fazer o que fazem é o determinante, e não a pompa dos títulos. Quantas profissões, com títulos pomposos, têm em seus executores pessoas frustradas?
O objetivo de exercer uma profissão, tenha a relevância e a complexidade que tiver, é o eixo central para alguém se sentir completo consigo mesmo.
Aquele que, desde a adolescência, tem um projeto de vida definido no campo profissional – e se esmera para construí-lo -, é como ter mãos ocultas a orientar seus desígnios.
Não queira, pois, fugir do que está arraigado em seus genes. Há um talento que nasce em cada um de nós, aflora e somos compelidos a executá-lo. Aceite e deixe-se levar. Estude, treine, aprimore-se, seja um exímio profissional. Aceite a tese que “você é o que nasceu para ser”. Destarte, não atrase seu progresso; no tempo certo, seja qual for o seu sonho profissional, abrace-o e simplesmente seja o melhor!

    Se você não puder ser o melhor, seja o melhor que puder. Mostre para os outros, e para si mesmo, que se esforçou e ultrapassou seus próprios limites.

>> 

2.Um bom emprego, um sonho factível.

É digno de aplausos e elogios aquele que, dentre tantos sonhos de abastanças e glórias, acalenta dentro de si o sonho mais elementar que norteia a constituição dos povos: o trabalho.
Trabalhar é uma atividade honorável, é produzir bens, movimentar riquezas, ser útil aos outros e a si mesmo.
 No entanto, nesse mundo de descompassos entre oferta e demanda de mão-de-obra, milhares de postulantes não realizam esse sonho dourado e vivem a perambular nos corredores do desemprego.
Siga seu trajeto, renove o sonho a cada dia!
Não abdique de buscar um bom ou até um ótimo emprego e de tentar subir a íngreme escada social com o seu desprendimento intelectual e a laboriosidade das mãos.
Muitas portas irão se fechar, outras tantas irão se abrir. Assim será o acesso ao seu posto, como um elevador, onde muitos saem para muitos poderem entrar. A disputa é acirrada, mas necessária. Desistir é ceder a vaga para outro.
Mesmo diante das adversidades, dos sucessivos “nãos”, mantenha o pensamento firme e confie no seu potencial. Um bom emprego – bom salário, estabilidade, autoaperfeiçoamento – é, sim, um sonho factível, e de repente pode estar mais perto do que você sonha.

O melhor trabalho pode não ser aquele que paga melhor, mas, sim, aquele que dá prazer, contentamento e realização pessoal.

>> 

3.De empregado a empregador? Sonho plenamente possível!

De comandado a comandante, de peão a patrão, sim, é plenamente possível. Você, dono do seu negócio, da sua empresa, sem medo de ser feliz. É algo real, não um sonambulismo. É um sonho que se sonha desperto, olhar fixo e mente centrada a prospectar o mercado e a demanda.
Ser empresário é ser empreendedor, negociante, ter tirocínio para gerenciar, comprar e vender, captar lucros e ampliar o patrimônio.
Realize seu sonho e realize-se!
Imagine-se, você, o chefe de si mesmo, senhor dos seus atos. Saiu da folha de pagamento dos empregados para o contrato social. Você faz seu salário, sua rotina, seu próprio horário de trabalho. É o epicentro dos negócios, de onde emanam decisões, ordens, e toda estratégia empresarial.
Ser empresário é, literalmente, construir-se com forças próprias. É amassar o barro, moldá-lo e construir o sonho, projeto audacioso de quem crê em seu potencial e vai á luta, com fé, determinação, sem medo do imponderável.
Quantos, em todo o mundo, estão trocando o macacão e a graxa pela gravata e a caneta, e sendo o timoneiro da própria vida.
Ouse, venha você também fazer parte desse mundo, e seja bem-vindo!

Ser um empresário de sucesso? Sonhe alto, mas cuidado: ponha o sonho onde possa alcançá-lo!

Inácio Dantas
Do livro “Você, o construtor dos seus sonhos” – www.amazon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário