domingo, 21 de novembro de 2021

Sensatez, lâmpada do entendimento a iluminar seus sonhos...


Sensatez, lâmpada do entendimento a iluminar seus sonhos...

 

"Cabeça em desatino, corpo sem destino...". Há que ter paciência, tranquilidade, discernimento. Quem joga no time da confusão perde o trem, o que tem e a razão. Sensatez é a patrol[1] que nivela o terreno onde serão erguidos os seus sonhos! 

Sensatez... Discussão em alta voltagem, fios desencapados pelo nervosismo, risco de eletrocussão... Urge o isolamento com a sensatez, ela faz, em baixa-tensão, correr a energia para acender a lâmpada do entendimento. A ausência de sensatez mantém o juízo na escuridão da serenidade e sem claridão no raciocínio a edificação dos sonhos não próspera. E o que é sensatez? É “qualidade de sensato, bom senso, equilíbrio; é ponderação ao tratar de assunto delicado ou difícil; prudência precaução”.

Como, afinal, compor a “massa de cimento, montar as ferragens das colunas, subir paredes” sem o prumo da sensatez? Há coisas feitas com excesso de forças, mas há coisas desfeitas com forças em excesso: a sensatez é o disjuntor que desliga a incompreensão e liga o comedimento entre os pares.

...lâmpada do entendimento a iluminar seus sonhos... A impetuosidade tem feito muitas vítimas, tanto no trato social quanto no dos negócios. Decidir sem refletir e não refletir antes de decidir, foi e é a razão de atos de insensatez, de conflagração individual e planetária. Compreenda, você não irá bem a lugar nenhum e lugar nenhum bem o receberá se sua compostura se descontrolar em explosões intempestivas. Ninguém afiança contrato de obra sob a ponta da caneta da ira ou opressão. Aja, então, com sensatez e afaste-se dos insensatos: você pode até não construir novos sonhos, mas não irá destruir os que tem.

Subir a ladeira sinuosa da estrada da vida, rumo ao bulevar florido do progresso, é imperioso suavizar a tensão da mente, as fibras dos músculos, domar pensamentos e forças... Há que operar com bom-senso, previdência, acautelamento qualidades que revestem a personalidade daqueles que têm o diferencial entre ganhar e perder, avançar ou recuar, arriscar ou desistir e, enfim, ter o sonho construído e ver brilhar a lâmpada do sucesso na penumbra das disputas!

 

Se obter recursos e construir sonhos já é difícil com bom trato e palavras sãs, imagine com grosseria e insensatez na língua...? Agir com insensatez é no solucionável encontrar problema; agir com sensatez é encontrar solução no “problematizável”...

 

Inácio Dantas

Do livro “Construindo os próprios Sonhos”  - www.agbook.com.br



[1] Maquina utilizada para serviços de terraplanagem, possuidora de uma lâmina que se ajusta; utilizada para nivelação e limpeza de terrenos, estradas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário