quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Ano novo chegando... Doze preciosas gotas de felicidade para 2019!

Ano novo chegando... Doze preciosas gotas de felicidade para 2019!

1-Viva em ascensão. Distribua bom-humor, sorrisos, altoastral. Um coração não fica vazio quando, com sua felicidade, preenche outro coração vazio!

2-Ser cordato, afável, magnânimo lhe permite dedilhar a harpa da alegria e deleitar-se na melodia da felicidade!

3-Humildade, força, atitude. Adicione a essas dádivas trabalho e estudo e comemore: você é um novo felizardo do sucesso!

4-Impaciências do corpo? Inquietações da alma? Apague os maus pensamentos, rechace ideias negativas, afaste-se de más companhias. Proteja-se. Em corpo protegido, infelicidade alguma pode entrar!

5-Quem não tem tempo para os amigos, para “curtir” paixões e ser feliz, considera o quê como a grande razão da vida?

6-Nem sempre no sucesso encontramos a felicidade, mas encontrar a felicidade é sempre encontrar o sucesso!

7-Você quer sagrar-se campeão no jogo da vida? Então respeite as regras, chute para fora bolas de origem duvidosa e faça gols de licitude e decência!

8-Nos outonos dos nossos dias, sempre é tempo para ter tanta felicidade quanto formos capazes de colher!

9-Sem que percebamos, não passa um dia sem que a alegria não tente derrotar a tristeza dentro de nós.

10-Cuidado, não se distraia e perca a felicidade. A infelicidade sempre está de plantão para ocupar o lugar...

11-A boca que hoje chora de tristeza, amanhã sorrirá de alegria. Creia nestas palavras. Tudo na vida se renova, até a própria vida!

12-Felicidade total sentimos quando estamos apaixonados. Tanto é verdade que as pessoas passam a vida a procurar uma paixão...

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Felicidade em Gotas” – https://www.submarino.com.br

domingo, 2 de dezembro de 2018

Natal, momento de reflexão, de renovar a fé em Deus!

      Natal, momento de reflexão, de renovar a fé em Deus!

     Nesta data máxima da Cristandade, é um momento para refletir sobre os valores e a presença de Deus entre nós. É momento de renovar a fé e de olhar para um novo ano que se aproxima, que venha carregado de paz, amor, conquistas, felicidade!

     Se você já não tem mais forças na matéria ou no espírito, esse é o momento de uma conversa com Deus. É o momento de avaliações dentro de si, de reflexões profundas, de autoavaliar-se e de praticar o arrependimento. É momento de uma retomada para seguir em novos caminhos, com a alma leve e transparente, pois quem vive com a alma em conflito renuncia à felicidade.

     Eleve aos céus as suas preces. Deus está distante, parece-nos, mas perto o suficiente para ouvir a voz do nosso coração.

     Arrependa-se dos seus erros. Construa de si uma nova história. Quem pretende a vida eterna alimenta-se da Verdade e pratica o jejum de pecados!

     Ore. Peça ajuda a Deus. Qualquer grande pedido para Ele é ínfimo, é como a partícula de um átomo no universo.

     Ele é bondoso, compreensível e jamais nega o pedido sincero de um filho.

     Não espere o amanhã - Ele o espera agora!

     Tenha fé, converse com Deus!

     E pouco a pouco irá sentir o corpo e o espírito sendo renovado e fortalecido!


       >>>> 


     Faça transbordar a fé que existe dentro de si!

     Seja fiel escudeiro da sua crença e defenda as verdades que norteiam a raça humana. Deus é o seu guia. Ele dirige seu corpo, manobra sua vida e livra-o dos iminentes perigos.

    Não descreia dEle, de si próprio, e do seu poder interior, achando que “tudo é impossível” ou que “tudo está acabado”. Se você crê, você vive, participa, realiza.

    Tenha fé nAquele que o provém com o sopro da vida!

    A fé faz emergir flores num lamaçal. Traz o inalcançável à palma das mãos. Faz reencontrar esperanças perdidas e reergue o que se houvera destruído.

     Um homem sem fé é uma carcaça luzidia por fora e sombria por dentro. Vive por viver, mas veleja seus dias sem bússola, sem direção e tem ondas tormentosas a vencer.

     Entretanto, se existe fé dentro do peito, ela estende oceanos calmos, planos, seguros e metricamente perfeitos!


>>>>


     Se o instante for crucial e você se sentir inseguro, faça uma oração.

     Não se deixe ser levado pelo tenebroso vento do medo. Reverencie a fé na Trindade e tenha de volta a segurança do corpo e do espírito.

     Concentre-se, abra a mente. Ore. Olhos cerrados, mãos postas, pensar meditativo, corpo no silêncio de si mesmo.

     Sua oração vai elevar-se ao céu, mesmo sussurrando-a. Ele o ouvirá atentamente, pois ao seu lado está, dedicando-se exclusivamente a você, assim como um pai ao filho.

     Bem-aventurado seja!

     Sinta a luz Suprema reverberar no vértice azul, seu fluxo invadi-lo e uma força sensorial jorrar. Sinta a presença de Deus!

     Ele agirá e você terá a prova que o ouviu. Suas perturbações e todos os seus clamores terão fim e você sentirá novamente soprar a doce brisa da paz!

   

    Inácio Dantas

    (do livro © “Pequenas Lições de Sabedoria”)


sábado, 20 de outubro de 2018

Educação e respeito: itens primeiros nas inter-relações humanas

Educação e respeito: itens primeiros nas inter-relações humanas

1.Educação

Nas inter-relações humanas e nas tratativas cotidianas de qualquer nível econômico-social, a educação é uma bandeira a ser hasteada por todos, pois dela emana um poder que supera a força e rompe as barreiras do desconhecido. O que não se consegue com a imposição da força consegue-se com a conduta educada. A educação deve estar nos gestos, no olhar, no diálogo, pois transmite tranquilidade, entendimento, afabilidade.
Ninguém nesse mundo, em que os países se aproximaram numa megalópole, capitaliza bons resultados quando é deseducado, imponderado, ríspido. Se você lidera pessoas, saiba que não há necessidade de usar o tacão verbal para ser visto, ouvido e obedecido. Ao mostrar com educação às pessoas a importância e o objetivo das suas ordens, elas o ouvirão educadamente. Para isso, converse e oriente de forma educada, ressaltando o valor de um serviço benfeito. Usar formas polidas de se relacionar é ser acatado e obedecido sem questionamentos.
Agir educadamente é espalhar bons exemplos a todos à volta. Some-se a isso que, além de elevar o nível do entendimento, é também uma necessidade pessoal, afinal quando os outros nos atendem afáveis e alegres isso reflete na nossa afabilidade e alegria.
Como conquistar e manter o sucesso esquecendo-se os primados da boa-educação? Quem objetiva o sucesso, e o quer por longo tempo, há que ser flexível no entendimento, fino no trato e polido no diálogo, pois  a este é reservado o ilimitado cartão de crédito da prosperidade.

Levar a vida na toada da deseducação é deixar-se atropelar pela mó gigante da involução, desplanejando planos, indo de roldão pelas ladeiras do antessucesso...




2.Respeito

O mundo empresarial vê com olhos de desaprovo o profissional desrespeitoso. Não raro, na primeira oportunidade ele é alijado do quadro funcional...
O perfil do homem contemporâneo mudou. Definitivamente. Ele evoluiu em técnica, moral, ética e nas inter-relações humanas. Agora é um profissional de vanguarda, que tem seus atributos moldados nas universidades, nas grandes corporações empresariais, nas redes sociais e é avaliado, tanto pelas coisas que diz quanto pelas que faz. E aí recebe “notas” dos interlocutores, superiores, membros da equipe, e sempre que essas “notas” saem do status normal um sinal vermelho é aceso...
É de crucial importância, além da moldagem referida, ter uma formação forjada no seio da família e aperfeiçoada com os ensinamentos Cristãos. Lembre-se, somos atores globais e vivemos interconectados com pessoas, políticas, religiões, etc.
Conduta sóbria, atitudes cordiais, perfil discreto, em consonância com as pessoas e o ambiente é o que faz a diferença entre o decente e o vulgar.
Intramuros da empresa, trate todos condignamente, sejam desconhecidos, colegas, fornecedores, clientes, e cuidadosamente as ferramentas de trabalho. Recorde-se, você é avaliado em todo o processo de trabalho, e até mesmo fora da empresa.
Ter conduta respeitosa é ter, pelo semelhante, apreço, atenção, consideração, acatamento, obediência, decência, e não praticar excessos nem inconveniências. Quem dá-se ao respeito, respeitado é. E está, sempre, inserido na lista dos bons exemplos e dos profissionais notáveis!

Quando você conduz-se pelas letras-vivas da enciclopédia do respeito, nas competições da vida distancia-se do segundo colocado e avança a passos longos à “linha de chegada”. A conduta respeitosa, em douradas letras no cartão-metálico da vitória, insculpe ao lado do seu nome “Honra e Mérito”.



Inácio Dantas
Do livro “Você, líder do seu sucesso!”


sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Eleições estão próximas... É hora de Prudência, Calma, Tolerância!


Eleições estão próximas... É hora de Prudência, Calma, Tolerância!
1.Ofensas: defenda-se com a Prudência.
Prudência é um conjuntos de dádivas, “calma, ponderação, sensatez, paciência ao tratar de assunto delicado ou difícil”.
Como saborear dias felizes no futuro quem vive no presente com o arco das palavras malsãs vergado, a desferir setas ofensivas contra os semelhantes? Saborear a doçura de dias aprazíveis requer ter sensibilidade e travar a língua para não soltar o que vai causar dissabores. Ao vivenciar uma situação em que seja compelido a agir assim, pare e imobilize as ações.
Prudência. Não ofenda e proteja-se de ataques ofensivos com o escudo do diálogo conciliador. E não precisa ser eloquente ou ter título acadêmico: apenas fale e ouça prudentemente, tendo como referência a lei dos homens e os ensinamentos cristãos.

2.Com o extintor da calma, apague o incêndio da irritação
Não se permita incendiar pelas labaredas da irritação - podem ser incontroláveis... Sua mente se perturba, o raciocínio colapsa e você sai do eixo de si mesmo: aí é o imponderável...
Irritação? Avalie o porquê e as razões, quanto tem a ganhar, quanto a perder. Olhe-se “por dentro”, quem ou o quê incendeia sua calma. Trabalhe nisso, assossegue-se e pondere: se puder relevar erros, falhas e enganos, faça-o. Se não, inspire fundo, oxigene as hemoglobinas, refreie os músculos e reflita: a lei é alternativa plausível. Dica: "não se irrite". Ante pressões e situações criticas, controle-se. Com pensamentos e decisões livres de irritações você age e interage, motivado e em bons termos.
Calma.  Brisas de paz sopram como extintor das irritações. Você, olhar sereno, coração “pianinho”, fazendo par com a vida, e jamais adversário dela!

3.Com tolerância, você e sua vida no mesmo ritmo, no mesmo tom.
O mundo é feito de desiguais, e essa é a beleza da criação de Deus: seres heterogêneos, gênesis homogênea. Aceitar as desigualdades é algo que você deve ter como filosofia de vida.
Tolere o próximo, mesmo que discorde, assim você será tolerado, mesmo nas discordâncias. Afinal, não existe pessoas iguais: logo, iguale-se pelas desigualdades.
Você e ninguém é dono de verdades e certezas. Pontos de vista muda-se facilmente, como uma simples vírgula muda todo um contexto. A intolerância é um muro a separar você e o mundo.
Tolere, e viva seus dias em brandas nuvens, sob o beneplácito supremo. Destarte, sua vida neste plano evoluirá com as demais, uma orquestra no mesmo ritmo, no mesmo tom.
Inácio Dantas
Do livro “Sementes de Vida”
Adquira em:

sábado, 15 de setembro de 2018

Felicidade em Gotas. Quinze citações:


Felicidade em Gotas. Quinze citações:

1-Quando lutamos contra a infelicidade, inconscientemente damos luvas para outros lutarem também!

2-Trabalhe, seja feliz, você é capaz! O maior sucesso de um homem é com a capacidade do seu trabalho construir a própria felicidade!

3-Quem admira, sem olhos de inveja a felicidade alheia, é um sério candidato a, desinvejadamente, ser também feliz e admirado!

4-Se você é plenamente feliz, por que os outros também não serem? Saiba que em termos de felicidade quem a reparte fica com uma parte maior que o inteiro.

5-Os bons fluídos da felicidade não são estáticos, mas dinâmicos e podem ser transmitidos de pessoa a pessoa.

6-O homem que vive feliz, embora envelheça por fora, mantém jovem por dentro ideias e ideais.

7-Amor no coração, tranquilidade nos pensamentos, sorriso nos lábios: noventa e nove por cento da felicidade está conquistada.

8-Esforce-se para afastar a infelicidade. Se conseguir movê-la ao menos um milímetro seu esforço terá valido a pena.

9-Para você alcançar a felicidade plena na vida há lições a aprender, algumas com os próprios homens, e muitas com o Criador!

10-Experimente a humildade. É nas pessoas humildes que o aroma da felicidade exala o perfume da sua natureza!

11-A verdadeira felicidade encontramos, não em coisas que conquistamos, mas em amores que nos conquistam!

12-Alongue seus dias, eleve seu astral: faz o impossível para a tristeza ir embora bem cedo e a alegria ficar até bem tarde!

13-Dar-se a felicidade, a coisa mais espetacular que você pode dar a si mesmo!

14-O homem verdadeiramente feliz se conhece pelas boas obras; não as que ele diz que faz, mas as que ele faz sem dizer.

100-Reflexões:
*Infeliz do homem incapaz de perdoar!
*Uma taça de tristeza é mais danosa que um litro de rum.
*Somente as pessoas que vivem felizes são capazes de grandes atos de amor.
*A felicidade humana resulta das ações de 10% do cérebro e 90% do coração...
*Previna-se contra a tristeza. Quando mal curada espalha-se e, qual tatuagem, deixa marcas inapagáveis!

Inácio Dantas
Do livro “Felicidade em Gotas”
Adquira em promoção:


quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Sabedoria, boa diplomacia, disciplina: uma trilogia de ouro!


Sabedoria, boa diplomacia, disciplina: uma trilogia de ouro!
1.Sabedoria, ilumine-se a claridão dessa luz!
Abra as portas e janelas da percepção, faça entrar o sol do entendimento. A mente é uma casa que, fechada, vive às escuras e a sabedoria é a claridade que dissipa as trevas da inaptidão. E há algo melhor que banhar-se no lúmen da sabedoria?
Busque o saber. Interconecte-se. Expanda a mente, amplie a cultura, aprofunde o conhecimento. Vamos lá! Leia, estude, aprenda, modernize-se. As coisas à volta estão a acontecer e os cenários do mundo a modificar-se. Aconteça e modifique-se também – para melhor.
Avie-se. Ponha em movimento as turbinas da usina do sabedoria, não fique mergulhado nas trevas do dessaber: vislumbre essa evolução global silenciosa, pois a prosperidade inicia-se hoje e o seu futuro começa agora!

2.Boa diplomacia: recurso para dias de paz e vida feliz
Quantas pessoas você viu resolver problemas usando a truculência verbal, a força bruta? Por certo nenhuma, pois em vez de resolver um problema acaba-se criando dois...
Tentar resolver problemas a pulso é voltar à era das cavernas. A força dos músculos deve ser usada para construir, não destruir, e para acalmar, não enervar. A boa diplomacia resolve litígios de qualquer ordem, em qualquer tempo. Essa dica vale para você, para jamais renunciar à tentativa de, diplomaticamente, resolver qualquer dúvida e mitigar suas querelas.
Quanto você usa a diplomacia resolve desde os simples e banais aos mais intrincados e complexos problemas. Está sempre em paz interior, equilibrado, semblante altivo. Quer motivo melhor para saborear dias tranquilos e uma vida feliz?

3.Disciplina: vença as dificuldades e siga rumo a grandes realizações
As barreiras das dificuldades que se erguem à sua frente dia a dia devem ser vistas como provações naturais da vida. E realmente são. O fato é que todos nós estamos suscetíveis a elas, não há ninguém infalível, isento ou imune.
Basta nascer e viver e lá vêm as dificuldades erguer barreiras na nossa caminhada... Para você enfrentá-las, e vencê-las, deve otimizar as ações, ter nervos desarmados, ser paciencioso e mirar o resultado com foco calibrado, numa disciplina reta, coesa,objetiva.
Sim, a palavra é: disciplina! Tenha-a, em alto nível e colha bons resultados. Com ela você manipula a alquimia das riquezas, transforma possibilidades em realidades, sonhos em coisas, palavras em livros, grãos de areia em edifícios, tsunamis em calmarias...
Inácio Dantas
Do livro “Sementes de Vida!”
Adquira em:

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Três reflexões para viver dias espetaculares!



Três reflexões para viver dias espetaculares!

1.Trabalho & Recompensa
O que você produzir para a sociedade, da sociedade receberá a recompensa - você é o responsável pelas suas ações, ou inações. Pepitas de ouro que pode garimpar nas águas auríferas, no rio caudaloso da sua vida, somente faiscarão no agitar da bateia do trabalho. Em contraponto, é oásis desértico o rio de quem não se dispõe ao garimpo do trabalho.
Mas, atenção. A riqueza que você pode construir trabalhando é-lhe importante, mas muito mais importante é o ser que você constrói em si mesmo com o trabalho. Sim, porque o trabalho, seja qual for a atividade laboral, vai refiná-lo, motivá-lo e dar-lhe polimento com o verniz dourado do apreço social.
Você, um qualificado ser humano: essa riqueza é a maior recompensa que lhe traz o trabalho!

2.Nasceu um novo dia: você, desperto em atividade produtiva.
Muitas pessoas têm ações reativas após frustração num negócio e se expressam “hoje eu não devia ter saído da cama...”. Quanta ingratidão! Não seja, você, uma delas a reagir assim. Reflita que “não sair da cama”  pode significar doença, indisposição, temor, desestímulo e até mesmo preguiça... E, a bem da verdade, você se enquadra num desses itens?
É inquestionável que, lá fora, há o brilhar de um novo dia a abraçá-lo, prontinho pra você. E por que não estar desperto para o labor? Por que não “sair da cama” com pique total, alegre, determinado? Por que não sair às ruas inspirando o oxigênio abençoado dos bons ares dos negócios?
Vai lá! Saia das cobertas e erga-se com a mente prospectando os melhores negócios. E siga, focado, determinado para realizá-los!

3.Honestidade, estilo de vida vitorioso
Nas batalhas diárias às vezes esbravejamos que “temos de matar um leão por dia para viver”, sinalizando enfrentamentos árduos e vitórias incertas. Mas, lutar é preciso, e você não pode abdicar e arriscar-se não saborear vitórias.
Todavia, não pense (nem aja) com vieses do que é desonesto, fora do escopo legal. Não assine termos desse naipe, não dê créditos ou aval, não compactue, não dê apoio moral, fuja do “rápido e fácil” que tenha em seu bojo vestígios do que não é honesto. Ou você já viu laurel para quem chega à frente usando atalhos, mudando divisas, usando versículos da ilegalidade?
Use a constituição da honestidade. Sempre. Você vai “matar um leão por dia” e já deixar outro no abatedouro para o dia seguinte e, gloriosamente colecionará vitórias justas e memoráveis!
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Sementes de Vida”
Adquira em:


sexta-feira, 25 de maio de 2018

Homem, meça as suas posses, não seja refém da ganância!

Resultado de imagem para ganancia


      99.Homem, meça as suas posses, não seja refém da ganância!


“Ó tu, que habitas sobre muitas águas, rica de tesouros! É chegado o teu fim, a medida da tua ganância.” Jeremias 51:13
 Ninguém precisa subir às estrelas em busca de sonhos longínquos se tudo o que sonha está aqui na terra, perto das mãos, bastando apenas um simples movimento de músculos para alcançar.
Ninguém deve viver obstinado pela ganância!
Contente-se com o volume de posses que seus olhos podem ver, os braços alcançar e a cabeça administrar. Para que ser ganancioso, possuir patrimônios incontáveis e deixar por conta de mãos alheias,  correndo o risco de dilapidação e ver as posses escoarem pelo ralo?
Todos nós podemos sonhar em conquistar mil coisas e viver em abastanças. Todavia, devemos acordar para a realidade de esforçar-nos, conquistar e tirar bom proveito das conquistas. Mesmo que sejam poucas. E devemos nos lembrar que após a morte nada levamos e tudo fica para, talvez, alguém que não moveu uma palha...
Reflita por esse prisma: nenhum humano viverá uma vida para, juntando os tesouros da ganância pensar que sua riqueza será passaporte para a vida eterna!
Lembre-se, por fim, que você, igual a todos nós, somos seres voláteis, breves qual a lembrança que fica do hóspede de um dia. Somos igual poeira sacudida ao vento, ou mesmo um olhar para uma nuvem, que num segundo olhar desapareceu...
Prof. Inácio Dantas
(do livro “5 Minutos para Deus”)

sábado, 12 de maio de 2018

Como foi o seu dia ontem? Não importa, hoje ele será espetacular!



Como foi o seu dia ontem? Não importa, hoje ele será espetacular!

Se você quer que hoje o seu dia seja tudo de bom, concentre o seu querer para torná-lo real. Não se preocupe com o dia de ontem: se foi bom, mantenha as boas vibrações e melhore-o; se foi ruim, apague-o da lembrança e reconstrua-o. Para isso, reescreva-o com a caneta do bom proceder, pois o bom proceder é a bula papal da felicidade.
Cada dia de nossa vida tem uma característica, uma peculiaridade. É como se u´a mão invisível viesse guiar nossos passos. E são dois os caminhos: o das coisas certas e das erradas. Como temos livre-arbítrio, às vezes nos desgarramos e damos passos pelos caminhos do erro...
Analise os erros cometidos, reflita onde errou e trace estratégias para não mais errar. Fazer o certo é uma lanterna para iluminar o caminho escuro das desventuras e do outro lado encontrar o esplendor de um novo tempo.
Seja resoluto. A partir de agora eleve seu astral. Crie uma nova mentalidade, novas metas e diretrizes a fim de tornar o seu dia, e os futuros, espetaculares. Não se desvie pelas esquinas da impaciência, e evite pensamentos que se contraponham ao seu objetivo maior.
Entre em sintonia com a paz e o sossego e inspire-se para realizar bons trabalhos. Com essas boas atitudes, não tem erro, seu dia vai melhorar. E, enfim, o crepúsculo cinzento se fechará no palco da noite e o astro-rei surgirá abrindo as cortinas para o alvorecer de um dia espetacular!

Reflita: 

O semear de boas ações hoje permitirá a colheita de excelentes dias amanhã!

Prof. Inácio Dantas
do livro "Semeando dias Felizes!"

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Calma, o tempo é um líquido que escorre lentamente, gota a gota...


Calma, o tempo é um líquido que escorre lentamente, gota a gota...

O tempo é o eixo central da vida e tudo gira à sua volta numa ação ininterrupta, sem fim. Ele é o senhor das mutações, nascenças, perecimentos. Invisível, veloz, inestancável... A ave mais veloz não voa mais rápido que o vento; e o vento mais veloz é um leve sopro na boca do tempo... Eis, portanto, a verdade inquestionável: não há, no mundo, relógio nenhum cujos ponteiros girem tão veloz quanto o giro do tempo.

Por conseguinte, a receita é única: calma. Calma porque seu deslocamento físico no espaço é limitado. E mais, correr nos trilhos da pressa é ser atropelado pela locomotiva da imperfeição. Considere, pois, que o universo cósmico não irá alterar seu ritmo só porque você está apressado.

O dia e a noite, embora irmãos astrais, jamais veem um ao outro. Cada qual surge e desaparece a seu tempo. É assim a sequência lógica das coisas, uma espiral evolutiva, para frente. A consecução dos fatos é ordenada numa cronologia tal que nada acontece na véspera. Por isso, calma, programe-se e aja. Reserve um tempo para cada coisa, para cada coisa um tempo. Evite fazer isso e aquilo numa fração de minuto, num único movimento, numa só “tacada”. Faça por etapas, com projeto prévio, dimensionando o tempo. Ao final você será brindado com algo bem feito e no tempo aprazado. 

Ah! O tempo! Aproveite-o enquanto borbulha na taça da juventude. Beba-o em goles calmos, gota a gota, ele é um líquen saboroso. Depois que o cântaro esvazia nada mais resta, senão vivas lembranças do dúlcido sabor do tempo perdido...

Quer sugestão melhor para saciar sua vida de dias felizes?

Reflexão:


A impaciência é o êmbolo propulsor do erro. Um dia longo, onde você “curte” cada segundo prazerosamente, resulta de ações acertadas – calmas, pacientes e tranquilas.

Prof. Inácio Dantas
do livro "Semeando Dias Felizes. Reflexões Filosóficas"




sábado, 24 de fevereiro de 2018

Vida feliz: dias edificados sobre a rocha da verdade.


Vida feliz: dias edificados sobre a rocha da verdade.

A mentira que alguém contar agora por quanto tempo perdurará? Vá lá, foi uma mentira bem contada, impactante, que causou boa impressão e até acreditaram... Mas, será só uma questão de tempo, pois a essência de toda mentira tem vida efêmera. Ou alguém acha que será eterna? Talvez até antes do próximo pôr do sol tudo estará esclarecido: a verdade virá à tona como, na água, uma boia cheia de ar. E todos os créditos obtidos antes, agora serão transformados em débitos, acrescidos de juros... Tentar fazer de uma mentira, verdade, é o mesmo que sob neves tentar esconder brasas: impossível.
Nenhuma mentira deve ser expressada pela boca daqueles que têm veneração cristã, compromisso com a família, respeito à sociedade e a si mesmo. Pois, ao ser desmascarado, como ficarão suas relações com Deus e os amigos? E como o serão os dias futuros, visto que as palavras do instante foram uma onda fugaz?
Não há como sustentar uma sequência de dias em altoastral lastreados em falácias. Toda mentira, por mais forte que seja é frágil como um sopro; já uma verdade, mesmo sutil, é poderosa como um tufão. Por conseguinte, dias afortunados, por um tempo infinito, são sustentados por atos e palavras esculpidas na rocha da verdade.
Em qualquer ambiente, e sob qualquer circunstância, use a oratória da verdade. Pode ser custosa, difícil, doída, mas o será uma única vez e seu efeito positivo irá repercutir para sempre!

A verdade, não importa o tempo, pessoa ou lugar, é qual uma coluna de concreto erguida sobre a rocha. Os ventos procelosos da mentira tentarão derrubá-la, mas ela permanecerá, firme, inabalável, hoje, amanhã e por todo o porvir!
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Semeando Dias Felizes. Reflexões Filosóficas – Completo”