sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal, Ano Novo, momento de ter Deus dentro de si!



     Deus é a salvação. Assim está escrito!

   “Bendito seja o Senhor, que diariamente leva nossa carga, o Deus que é a nossa salvação.” Salmos  68:19

     Não existe nada pesado quando a força que se exerce é maior que a força exercida pelo peso. E essa força para erguer os mais insustentáveis pesos, quem nos dá?
   Por mais pesado que seja o fardo da vida, jamais o carregamos sozinhos. Embora às vezes nós imaginemos ser um andarilho solitário, há sempre alguém que nos acompanha, uma força onipresente que nos dá vigor e que nos ajuda a chegar em segurança ao destino.
   Não há peso impossível de transportar quando a mão invisível de Deus intercede por nós. Tudo fica agradável, ganha leveza, transforma-se em pluma.
     Tudo é leve quando Deus está conosco!
     O homem pode ser abandonado por outro, mas por Deus jamais o será!
    Deus está em cada um de nós, agindo silenciosamente, monitorando nossos dias e provendo-nos do sopro da vida.
    Agradeça e permita a Deus operar sua ordenação. Bendita seja a presença divina!
   O Pai celestial equilibra e alivia a carga sobre os nossos ombros. Nos dá ânimo para seguir, energia para suportar e disposição para transpor as barreiras que se erguem aos nossos pés.
   Creia em Deus! Se a força do Criador construiu o universo, o que ela não será capaz de construir na sua vida?!

>> 

     Seja fiel às suas palavras. Evite promessas vãs!

     “Mais vale não fazer voto, que prometer e não ser fiel à promessa.” Eclesiastes 5:4

    Não prometa o que não pode ou não pretende cumprir!
     A palavra de um homem é o seu recibo de integridade perante os demais. O homem valoriza-se tanto pelas boas coisas que diz quanto pelas boas coisas que faz. Por isso deve refletir antes de dizer ou fazer o que desconhece ou não tem certeza. Deve dominar o tema, estar conectado com a modernidade. Quem o ouve está atento às palavras para questionar e aferir seu valor. Logo, ele deve ter a língua domada, em consonância com o pensamento, para ambos terem a mesma unidade de expressão.
     Portanto, não devemos falar a esmo, sem pensar ou refletir. Devemos falar com cautela, concatenando as palavras afim de não prometermos e depois sermos infiéis à promessa. Todas as coisas que dizemos é material que vai construir o retrato da nossa personalidade.  Por isso, a palavra deve ser fidedigna para construirmos uma moral ilibada.
     Uma pessoa que apalavra um voto de compromisso deve realizá-lo sob pena de cair em descrédito. Por conseguinte, deve, antes, ater-se à sua capacidade e medida das suas posses para não extrapolar o tamanho das suas promessas.
      A moral de qualquer é enxovalhada quando ele promete o impossível, ou até mesmo algo simples, mas sabedor de que jamais cumprirá.

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Felicidade):

     Temas complementares (Sonetos para a mente):

sábado, 17 de dezembro de 2011

Natal, momento de festas e de renovar a fé em Deus!


         

      Nesta data máxima da Cristandade, é um momento para festejar o nascimento de Cristo, mas também de refletir sobre a presença de Deus entre nós. É momento de renovar a fé e de olhar para um novo ano que se aproxima, que venha repleto de paz, amor, conquistas, fraternidade e felicidade!

     1.Se você já não tem mais forças na matéria ou no espírito, esse é o momento de uma conversa com Deus. É o momento de “acertos de contas” dentro de si, de reflexões profundas, de autoavaliar-se e de praticar o arrependimento. É momento de uma retomada para seguir em novos caminhos, com a alma livre, leve e transparente, pois quem vive com a alma em conflito renuncia à felicidade.
     Eleve aos céus as suas preces! Ele, Deus, está distante, parece-nos, mas perto o bastante para ouvir a voz do nosso coração!
     Arrependa-se dos seus erros. Construa dentro de si uma nova história. Quem pretende a vida eterna alimenta-se da Verdade e pratica o jejum de pecados!
     Ore. Peça ajuda a Deus. Qualquer grande pedido para Ele é ínfimo, é como a partícula de um átomo no universo.
     Ele é bondoso, compreensível e jamais nega o pedido sincero de um filho.
     Não espere o amanhã - Ele o espera agora!
     Esse é o momento! É Natal, momento em que o céu e a terra se unem numa só festividade.
     Tenha fé, converse com Deus. E pouco a pouco irá sentir o corpo e o espírito sendo renovado e fortalecido!

>> 

     2.Faça transbordar a fé que existe dentro de si!
     Seja fiel escudeiro da sua crença e defenda as verdades que norteiam a raça humana. Deus é o seu guia. Ele dirige seu corpo, manobra sua vida e livra-o dos iminentes perigos.
    Não descreia dEle, de si próprio, e do seu poder interior, achando que “tudo é impossível” ou que “não vai conseguir”. Se você crê, você vive, participa, realiza.
    Tenha fé nAquele que o provém com o sopro da vida!
    A fé faz emergir flores num lamaçal. Traz o inalcançável à palma das mãos. Faz reencontrar esperanças perdidas e reergue o que se houvera destruído.
     Um homem sem fé é uma carcaça luzidia por fora e sombria por dentro. Vive por viver, mas veleja seus dias sem bússola, sem direção e tem ondas tormentosas a vencer. Neste momento de congraçamento cristão, transborde a fé no Altíssimo, pois Pai e Filho estão olhando por nós e nos mostrando a direção.
     Faça isso, agigante sua fé e veleje por ondas calmas e ventos suaves!
     Quando existe fé dentro do peito, ela estende oceanos planos, seguros e metricamente perfeitos!

    Inácio Dantas
    (do livro © “Pequenas Lições de Sabedoria”)

     Temas relacionados (15 Reflexões filosóficas):

     Temas complementares (Meditações de Natal):

sábado, 10 de dezembro de 2011

Natal, Fim de ano. Hora de meditar sobre a felicidade. Doze “sugestões” (VI)


  
1-Subir ao pódio da felicidade depende do que a sua cabeça idealiza fazer e do que as suas mãos fazem com a ideia...

2-A felicidade tem mil asas nos pés. Anda por aí faceira, risonha, a procurar quem é digno dela. Quem a encontra sacia-se com a água da vida. Ela é a luz dos pensamentos, nutriente do corpo, baluarte da alma!

3-A felicidade nem sempre está no riso estrondoso da boca, mas sempre está no riso silencioso do coração.

4-Ter grandes amigos pode não nos livrar da infelicidade, mas ajuda a adiá-la...

5-Não olhe para as dificuldades com olhos de tristeza. Se a vida lhe deu um caule cheio de espinhos, não reclame. Olhe-o bem. Quem sabe ali não brote as mais belas flores?

6-Tolerante, conciliador, caridoso, condescendente: o maior prêmio da felicidade é isso, o novo ser humano que ela nos transforma.

7-A felicidade é como a lenha na lareira: esquenta o corpo, aquece o espírito e mantém o pensamento desperto para as reflexões de uma vida melhor!

8-A alegria nos leva pelos quatro cantos do mundo enquanto a tristeza não nos levantou do sofá...

9-Ser feliz é resultado, não do que você faz com as conquistas, e sim do que as conquistas fazem com você!

10-Felicidade, refletida em forma de sorriso no rosto, tem um brilho igual prata polida sob os raios do sol!

11-Tome sucessivas doces de felicidade. De manhã, à tarde, à noite... Ela tem vitaminas poderosas que repõem a energia, engorda os ossos e alonga os dias de vida.

12-“Teus pensamentos, tuas atitudes, teu olhar reto e probo para com o mundo fazem-te digno da felicidade, e a felicidade digna de ti!”

     Inácio Dantas

    Temas relacionados (Dicas para a felicidade):

    Temas complementares (Dias felizes):

sábado, 3 de dezembro de 2011

Semeando dias felizes – Parte VI



   1.Pensamento pequeno tem o lúmen de uma lâmpada; grande pensamento, o lúmen do sol.

    Um dia excelente é igual a uma barra de ouro, brilhante, valioso; um dia péssimo é qual sucata, esmaecido, inservível. O pensamento direcionado para a grandeza do ser e do fazer é um moinho a construir dias que nos elevam em felicidade e enriquecem nossas vidas.
   Grandes êxitos, grandes conquistas, não resultam de pequenas lutas, de sub-forças de nossas mãos. Eles resultam de superesforços, de atitudes magnas, de projetos majestosos que habitam o imaginário de cada um.
   Mas, ressalve-se, há que ser pensamentos lícitos, pois esses são aprovados e abençoados por Deus. Ao saírem de dentro da mente para o campo de ação, deve-se adicionar o desejo de um melhor padrão de vida e de autocompletar-se como pessoa, e não apenas ser um número a mais.
   Logo, para você, que em todo diâmetro do crânio tem uma grandeza de pensamento, o mundo lá fora está esperando seu primeiro ato. Aceite que você tem inteligência e está pronto para alçar voo às estrelas. Mova-se, erga os pés do chão, abra as asas do “eu posso” e desloque-se no ar.
   Pensamento pequeno é dado àqueles que almejam poucas conquistas, que se conformam com o básico, muito aquém da real dimensão do que podem conquistar.
   Por isso, pense grande. Encompride, alargue e alteie o espaço à sua frente. Assim, entrará mais ar, calor e os dourados raios de sol!

>> 

    2.Desconfianças: se infundadas, reflua o ímpeto de acusar. Dias felizes resultam da consciência tranquila e do relacionamento amistoso.

   Se desconfiar, e não tiver provas, evite protagonizar uma leviandade. Recolha a voz e não aponte o dedo, seja a quem for, se pretender falar com as palavras do talvez. Imagine-se, por sua vez, você também sendo acusado por infundada desconfiança?
     Para que alguém expressar o que não tem certeza, fatos que ouviu alguém dizer, mas que não tem provas nem viu acontecer?
    Quem acusa na desconfiança pode culpar um inocente e inocentar um culpado!
    Acusação não pode ter o viés da vingança ou do benefício alheio. É algo sério. Acusação deve ter lastro, fundamento, ser inequívoca. E a verdade deve ser a premissa, o referencial. Do outro lado há alguém sendo acusado, pronto para defender-se e contra-atacar. Portanto, reúna provas cabais ou silencie. Não abale seu bom relacionamento. Será mais desgastante, depois, ter de se retratar. Bom relacionamento é como uma taça de porcelana, que depois de quebrada, mesmo bem restaurada, nunca mais será perfeita.
  Insinuações, conjecturas, presunções... Cuidado! Evite lançá-las como balão de ensaio para não ferir a sensibilidade alheia e viver dias intranquilos.
   Antes de acusar, muna-se com a arma da verdade e da certeza afim de acertar o alvo das acusações com um só disparo!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Defeitos e Virtudes):

     Temas complementares (Luta e esperança):

sábado, 26 de novembro de 2011

Capacidade: há muito mais de você dentro de si. Creia nisso!



    1.Você é muito mais do que imagina ser!

     Como você é dentro de si?
     Que cascata de pensamentos deságua na sua mente?
    Qual a visão exterior de si mesmo? Será que como os outros o veem não é um olhar desfocado entre o seu “eu” real e o imaginário?
     Essa checagem de alguns itens que lhe dão sustentação moral é importante, pois nem sempre o quantum e a forma como você se autovalora é valorado pelos outros. Talvez, então, seja momento de cotejar esses valores e o que estiver abaixo do nível recalibrar e assim aperfeiçoar sua estampa.
     Todos nós temos um defeito “técnico” de fabricação: ora superavaliamos, ora subavaliamos nossos potenciais. E levados por razões distintas, conflitamos conosco mesmos e idealizamos uma coisa e por impulso fazemos outra diferente.
     Afinal, o que imaginamos ser é o que somos? Um paraíso, um deserto, um mar de ondas revoltas, um céu-azul tênue com uma esfera de ouro polido?
    Sintonize o canal preferido na sua cabeça e veja imagens coloridas e em alta definição. Dentro de si é você quem manda – você é o universo, o universo é você.  Se acaso não vê-se um bem-sucedido cidadão, talvez não esteja cobrando de si o aperfeiçoamento que faz jus. Então, vejamos:
     -Preparou-se adequadamente para vencer no trabalho?
     -Resolveu aquelas pendengas que travavam sua evolução?
   -Completou os estudos, quem sabe até com um MBA, uma pós-graduação ou um doutorado?
     -Treinou, fez academia com afinco, se seus desafios assim exigem?
     -Sente-se pronto para assumir posições superiores e ser um líder ou gestor?
     Respostas negativas fazem-no retornar à questão do “aperfeiçoamento que faz jus.” Se positivas, siga em frente rumo a patamares mais altos.
     Você tem de se sentir bem dentro do seu corpo, ele é sua morada. Resmungar, lamentar, maldizer, colocar a culpa nos outros ou na falta de oportunidades, etc, não o levará ao topo. A vida tá ai, dando uma baita chance para uma “volta olímpica” com os aplausos da torcida Aproveite as chances, não as deixe escorrerem entre os dedos e sumir no bueiro do esquecimento. Vamos, ponha a mente e o corpo em ação, tá esperando o quê?

>> 

    2.Dê a “partida” para a maior competição da sua vida: a sua prosperidade!

     Para obter a consagração lá na frente, num certo instante da vida, dê a “partida” agora. Não hesite nem se deixe ser pressionado pelo impulso das necessidades: nesse estágio age-se irracionalmente e o resultado pode ser adverso.
   Incite-se para o trabalho. Mexa-se. Os membros e o cérebro quando usados com inteligência e correção são alavancas capazes de mover montanhas.
     O corpo é um conjunto flexível, a vida um processo dinâmico. Os recursos são escassos, as necessidades ilimitadas. Compatibilizar adequadamente essas duas vertentes é produzir riquezas. Tudo que é feito com qualidade será objeto de procura com um régio prêmio ao seu suor e empenho.   
   Trabalhar é uma competição honrada. E quem não tem apetite para competir vive com fome de vitórias!
  Onde há competições há sonhos a sonhar, lutas a lutar, realizações a realizar. A “aldeia global” tem um espaço VIP para os vencedores. E o seu lugar o aguarda.
  Competir faz parte da gênesis humana. As competições são milenares, aos milhares; os laureados somente os que tiverem a benemerência.
  Nade contra a maré das indecisões e alcance a terra firme das realizações. Conclua que a soma do esforço, criatividade e persistência têm por resultado a prosperidade. E a prosperidade é um fruto abençoado que brota da semente do trabalho!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Duas reflexões para vidas felizes!)


     Temas complementares (Crises? Não acredite nelas, trabalhe!)

sábado, 29 de outubro de 2011

O que você faz para melhorar seus dias?



     1.Todos os dias são ótimos, só depende de você!

     Para tornar o seu dia melhor – e os seguintes também -, melhore para si e para o mundo. Você pode até estar recebendo os melhores fluídos e achar que está dando o máximo de si, mas na verdade pode estar incipiente, muito aquém das suas reais potencialidades.
     Dias felizes dependem da nossa conduta e ações. Em verdade, as pessoas estão preocupadas com a sua própria felicidade e não tem tempo para se preocupar com a nossa. Um dia ruim, regular ou ótimo, portanto, depende do quanto de desprendimento estamos dispostos a investir. E, para ter como retorno o apogeu do sol trazendo um dia especial, todo investimento vale a pena.
     Considere, então, cada ato seu como um tempero que você adiciona no seu modo de ser, o qual vai fomentar um novo e ótimo dia. Para isso, melhore os condicionantes das suas relações, fortaleça a intensidade do afeto, calibre a ternura da voz e aumente a temperatura do amor.
    Não há dias ruins. Creia nessa tese. Você é que o faz ser ótimo. E pode ser feito como se faz um bolo, onde apesar de usar-se a mesma receita, entre um e outro há sempre alguma diferença na textura, forma, tamanho, cor... Porém, o mais importante é você mostrar o seu lado humano, sua tolerância, compreensão, competências e virtudes. E, tal qual o bolo, todos os seus dias serão deliciosos, pois terão exatamente o mesmo sabor!

>> 

     2.Sim, você pode mudar seus dias para melhor. E essa mudança começa por si próprio!

    A terra, no seu movimento elíptico no firmamento;
    as ondas do mar, no seu incansável fluxo e refluxo;
    o vento, no seu interminável ir e vir...
    Esses são alguns exemplos de ações no mundo que não mudam jamais, milênios após milênio. Mas, e você?
    Bem, você é um ser dotado de força, raciocínio, de autodecisões, de poder de escolha das suas próprias mudanças. 
    Você é o único agente que pode mudar a si próprio e até mesmo o mundo!
     Se fosse para não sair do lugar você teria nascido árvore. Em vez de braços e pernas teria galhos e raízes. Entranhada no solo, ficaria inerte indefinidamente, sem ação nem emoção. Mas não! Você é um ser humano, tem cérebro, membros, move-se, tem desejos, ambições, flerta com o futuro, com uma vida promissora e dias felizes.
     Logo, é justo concluir que você tudo pode, pois querer é poder. Mas, só o simples querer não basta. Há um combustível poderoso que faz girar a engrenagem do querer e transformá-lo em conquista: executar.
     Então execute. Ficar inerte à espera que uma luz celestial venha lhe brindar com as conquistas pode ser uma espera eterna. Há que se mover, fazer, acontecer. Lembre-se que a árvore fincada no solo não age. Mas você é ação plena. Então dê passos firmes à frente. Erga a cabeça, pense, sacuda o seu querer. Faça, aconteça e mude o seu dia para melhor!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Pensamento elevado):

     Temas complementares (Citações bíblicas):

domingo, 16 de outubro de 2011

Transformar sonhos em realidade depende unicamente de você!




     Bem planejar as finanças: sonhos ao toque das mãos!

     Planeje a realização dos seus sonhos. Para o brilho da felicidade esplandecer amanhã, comece hoje a direcionar a lâmpada do sol. Quando chegar o momento, ela lá estará acesa, pronta, esperando-o para iluminá-lo.
     Estruture-se. Trabalhe com afinco e robusteça a musculatura das suas finanças. Quanto mais forte, mais perto do alvo você estará. Com disciplina, vista os coturnos do querer e marche decidido em sua direção.
    Limite os acessos de retiradas do seu bolso. Seja austero. Não esbanje. Finanças é um recurso finito. Planeje, dos seus ganhos, o destino dos gastos e principalmente dos investimentos. Serão, estes, as sementes que farão brotar a árvore frondosa da prosperidade. Portanto, nem pense em vilipendiar o fruto do seu suor. Sonhos custam caro. Demandam tempo, luta, sacrifício. A imoderação, a prodigalidade, farão seus recursos escorrerem pelo ralo do desperdício e seus sonhos serão adiados. E, contrariamente, cada centavo investido é um pedaço da distância encurtada.
    Desperdiçar finanças sem critério é postergar a conquista de bens e conforto. É, enfim, rejeitar uma vida de qualidade, estabilizada, onde, nas horas das trovoadas você tem um guarda-chuvas firme e seguro para abrigá-lo.

    Invista na juventude. Ela é uma mina de ouro que muitas vezes não sabemos garimpar!

>> 

     Priorize seus objetivos. Dedique-se e realize seus sonhos!

     Sabe aquela casa própria e aquele carro “do ano” que você sonha possuir? O que tem feito para, em breve tempo, estar morando numa casa bonita e dirigindo um carro zero?
     Não se deve deixar a maré dos acontecimentos fluir e trazer o que se busca no bojo do acaso ou da sorte. Ou você pauta seus objetivos com a caneta das prioridades ou a história do seu futuro será uma simples página em branco.
     E não só isso. Você é o construtor do seu patrimônio. Ou é hábil como um cirurgião ou como um simples carpinteiro, mas jamais omisso ou que deixa tudo acontecer ao bel-prazer.
     Priorizar rima com realizar!
     Priorizar é dar preferência, primazia, pôr objetivos em primeiro lugar, seja em urgência ou necessidade.
     Há, ainda, que ser cioso e minucioso no trato com as coisas que lhes são caras – difíceis e trabalhosas. Pequenas gotas que escapam da torneira logo esvazia a caixa d’água. Assim o será com relação ao seu salário, que sem prioridades pode gotejar lentamente até exaurir-se por inteiro.
     Ter como filosofia de vida priorizar é dar o primeiro chute na bola em direção ao gol, pois estabelecer prioridades, e dedicar-se com afinco, é um portentoso impulsionador da sua autoindependência!

     Se você tem honestidade, inteligência e prioriza seus negócios, então é um homem fadado ao sucesso.

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Doze dicas para a felicidade):

     Temas complementares (Defeitos e virtudes):

sábado, 8 de outubro de 2011

Brigas? Paz e amor é a melhor escolha que você faz!



     Brigas? Afaste-se delas. Paz. Abrace essa ideia!

   Há pessoas que diante de qualquer insatisfação desata palavrões para todos os lados. Traz a mente inquieta, a boca cheia de insídias. Por qualquer contrariedade ergue a voz e os braços para a briga... Assim, se for o caso de você se enervar, cuidado. E se estiver diante de alguém nervoso, afaste-se.    
     Cada um de nós, embora sob o teto do mesmo dia, vive emoções um diferente do outro. Alguns, “pavio curto”, perdem o controle feito um trem que descarrila, culpa o mundo e a reação vem em forma de agressividade.
    Evite contendas e situações de confronto. E se acaso entrar em brigas cuidado com os revezes: gavião que ataca serpente sabe as garras que tem. Brigas, todos sabem como começam, mas ninguém sabe como terminam. E o bom senso diz que não se deve querer saber.
   Levar ou não vantagens num embate é um risco que ninguém deve correr. Por menor que seja traz prejuízos gigantes, sejam moral, físico, financeiro. Precavenha-se, não cometa desatinos. Quantas cicatrizes são abertas e ficam acesas, às vezes para sempre, cortadas pela adaga da violência.
     Fale o idioma da paz!
     Pratique o gesto da paz!
     Inquietação? Nervosismo? Apascente-se. Inspire o ar da tranquilidade e não estrague o seu dia. Quando houver confrontamentos fale o idioma da paz e esteja, sempre, cercado de amigos numa convivência feliz!

>> 

     O amor como base para dias felizes. Dez conselhos:

     1.Jamais duvide da sua capacidade de amar. Para o amor não existe ninguém incapaz!

    2.Há muitas formas para alguém se transformar em herói. Lutar bravamente com as armas do trabalho e amparar a família é uma forma de heroísmo.
  
   3.Nutra-se, em doses generosas, com o alcalóide chamado amor. Embriague-se. Quanto mais amor dentro de si, tanto mais vida, paz, felicidade!
  
   4.Amor no coração, tranquilidade nos pensamentos e sorriso nos lábios: noventa e nove por cento da felicidade foi conquistada!

     5.Para navegar no oceano do amor e da alegria destrua, dentro de si, qualquer onda de ódio e tristeza!

    6.O amor, qual raízes fincadas em chão firme, deve ser fincado em corações generosos; assim, ambos tornar-se-ão frondosos e indestrutíveis!
  
   7.Um coração sem amor é igual a uma roseira com formigas: ambos são destruídos lentamente...
  
     8.O coração comum impõe condições no amor; o incomum ama incondicionalmente!
  
    9.A verdadeira felicidade encontramos, não no convívio com as coisas que amamos, mas no convívio com as pessoas que nos amam!
  
  10.Uma vida encontra o auge quando os braços encontram a pessoa amada e o coração encontra Jesus Cristo!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Dias felizes)

     Temas complementares (Motivado para o sucesso)

sábado, 24 de setembro de 2011

Duas reflexões para viver dias felizes!



      Cante, solte a voz dos pulmões. Que tristeza resiste ao cantar alegre?

    Diz o provérbio “quem canta seus males espanta!”. Essas simples palavras nos remetem à seguinte reflexão: por que não cantamos quando tristes e aborrecidos? Por que deixamos as lágrimas rolarem e transformamos, às vezes um dia ensolarado e alegre num dia escuro e triste?
     Não devemos deixar o mal da tristeza ser mais forte que a doçura da alegria. Consegue, o rio, ser mais forte que o mar? Consegue, a brisa, ser mais forte que a ventania? Somos o mar, somos a ventania. Somos os mentores da nossa vida, leme a conduzir-nos a um amanhã espetacular.
     Então, ao pressentir a névoa fria da tristeza inspire fundo, ensaie um grito alegre e solte-o, desafinado ou mudo... Ou então assovie, batuque na palma da mão, murmure versos improvisados...
     Recuse, não vista o manto da tristeza. Ele é gélido. Se ele vestir seu corpo você vai sentir agruras sem fim. Dispa-o depressa. Troque-o pelo sentimento reconfortante da alegria. Dor, tristeza, melancolia? Ninguém merece!
    Agasalhe-se no calor gostoso de uma gargalhada; se não tiver motivos, invente. Há, sim, razões para sorrir feliz, ainda que entenda que tem muitos problemas. E todos têm. Basta olhar nas ruas sob os viadutos da cidade...
   Transforme seus dias em dias alegres. Quando a tristeza der sinais, afaste-a no ato com o bom pensamento e dance com alegria, ao som da sua voz, na canção mais alegre que souber!

>> 

     Calma. Um dia passa lentamente, minuto a minuto...

     O tempo é o eixo central da vida e tudo se desloca à sua volta numa ação ininterrupta, sem fim. A ave mais rápida não voa mais rápido que o vento; e o vento mais veloz é apenas um sopro na boca do tempo... Não há, no mundo, nenhum relógio cujos ponteiros girem mais rápido que o giro do tempo.
     Logo, a receita é essa: calma. Correr nos trilhos da pressa é ser atropelado pela imperfeição. Considere isto, o universo cósmico não irá alterar seu ritmo só porque você está apressado.
   O dia e a noite, embora irmãos astrais, jamais veem um ao outro. Cada qual surge e desaparece a seu tempo. É assim a sequência lógica das coisas, cíclica, para a frente. A evolução dos fatos é ordenada numa lógica tal que nada acontece na véspera. Por isso, pare, acalme-se e programe-se. Reserve um tempo para cada coisa, e para cada coisa um tempo. Não queira fazer isso e aquilo simultaneamente. Faça por etapas, com projeto prévio e dimensionamento de custo. Ao final você será brindado com algo bem feito, de boa qualidade e com despesa plausível.
   Segure firme as rédeas da pressa. Galope no seu dorso bravio e amanse a fera. Devagar, com calma, tranquilo. Assim você não incorrerá em erro e desperdícios, reduzirá o desgaste físico e mental produzirá com qualidade. Quer sugestão melhor para abastecer sua vida de dias felizes?

     Inácio Dantas

    Temas relacionados (Raiva, soberba...):

    Temas complementares (Você, o construtor dos seu sonhos):

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Trabalho, sucesso, vida longa: Trilogia da felicidade!



      Sucesso não vale a pena sem felicidade!

     Sucesso e felicidade caminham juntos como corpo e alma. Conquistar sucesso, e ser infeliz, é pôr em risco o convívio e o inter-relacionamento com as pessoas, e, junto, o equilíbrio da própria vida. Afinal, de que valem títulos, medalhas, lauréis se ostentar essas honrarias não trouxer o gozo da felicidade?
     Ser feliz é o supra-sumo, o ápice, ouro que enriquece e dignifica a existência humana. Dinheiro, carros, mansões, fama, poder... tudo isso só tem significado se houver sintonia entre o “eu interior” e a matéria, num usufruto que proporcione alegria, harmonia, generosidade, amor, paz.
     O corre-corre do dia a dia, as lutas, o esforço, as provações, a dedicação para romper limites e subir ao pódio da prosperidade deve trazer em seu ideal, não o enriquecimento da “conta bancária”, mas o enriquecimento da aura dos valores sublimes e o alcance da bem-aventurança espiritual.
    Busque seu sucesso pessoal, mas jamais abra mão de ser feliz. Olhe à volta, e tome como exemplo, quantos milionários infelizes e quantos pobres no esplendor da felicidade!
    Por que razão estamos aqui, ocupando tempo e espaço, guiados pelo leme de uma força superior dessa grande nave que nos leva ao futuro e constrói o mapa do nosso destino? Saiba, pois, que todas as buscas neste mundo se resumem a essa palavra: felicidade!

>> 

     Quando estiver nervoso, cuidado com o que fala e faz.

     Nervos à flor da pele elevam a pulsação e desorientam o senso da razão. Aí você se destempera, age movido pela emoção e o resultado é imprevisível. Num estágio assim, palavras mal expressadas e atitudes desconexas vêm inesperadamente, tiram-no do prumo da serenidade e você fica a um passo do imponderável. Lembre-se, agir sobre a tensão dos nervos põe você contra o mundo, achando que todos estão errados e você é que detém a razão.
    O que sai da nossa boca, em momentos irascíveis, pode causar rupturas no entendimento, às vezes irreversíveis. Portanto, cuidado. Policie-se. Provocações, embates, desafios, contestações e tudo o mais que possa ser um temporal para a sua tranquilidade, evite. Se pressentir uma impulsão interna, que está prestes a vociferar e esmurrar paredes, contenha-se, inspire fundo e faça uma pausa. Dê-se um tempo. Acalme-se. Alargue o espaço entre você e o oponente. Se estiver em pé, sente-se. Se estiver sentado não se levante. Olhe ao redor, reflita, não perca a fleuma. O nervosismo é o condutor da irracionalidade. Para que cenas desagradáveis e, ao final, você olhar para si mesmo, não se reconhecer e ser visto como um estranho pelos amigos?
     Serenidade, sensatez, equilíbrio: essa é a sua roupagem que você deve vestir. Com certeza você resolverá os dilemas mais difíceis, as pessoas descerão degraus para nivelar-se a você e o diálogo e as ações serão calmas, saudáveis e proveitosas.

     Inácio Dantas
     Do livro “Lições de vida e sucesso!”

     Temas relacionados (Laços de amizade):

     Temas complementares (Crises? Vença-as com o trabalho!):

sábado, 20 de agosto de 2011

Seja, você, o construtor dos seus sonhos!



       Por que perder tempo com sonhos impossíveis?

     Você já somou quantas horas perdeu sonhando em ser o mais rico do mundo, o mais forte, belo, famoso...?
     Para pisar a calçada do sucesso o caminho é um só: reto e sem esquinas. Abrir atalhos podem ser alternativas, mas devem ser bem estudadas, pois assim como podem levá-lo ao eldorado podem também levá-lo ao insucesso.
     Dependendo do formato do sonho, você desenvolverá fórmulas para construí-lo. Evite aquele que as mãos e os olhos não alcançam; passe uma borracha se for megalômano, irreal, impossível. Sonhe, tenha a cabeça viajando nas estrelas, mas os pés firmes no chão. Sonho que transcende a capacidade humana é pura ficção. Não vale a pena perder tempo e energia elaborando planos que logo se desmancharão feitos cera ao sol. Perca tempo com o útil. Desenhe com cores sólidas e pinceladas firmes a obra-prima que orbita a sua e a mente de qualquer mortal.
     Lembre-se que todos têm sonhos possíveis e grande parte os realiza. Isso é um incentivo para repousarmos a cabeça no travesseiro das possibilidades, olharmos para o futuro e continuarmos a sonhar.

>> 

     Um grande amor: do sonho à realidade.

     Quantos de nós, coração adormecido no leito dos sonhos, não se deixou levar pela brisa tênue do amor? O amor é uma força sublime que nos arrebata e nos toma para si de tal forma que passamos a não ser donos de nós mesmos...
     Ter alguém especial para fazer dueto com o nosso “eu” é um desejo que faz parte da vida, pois nos alimenta com a paixão, néctar tão necessário para manter a nossa harmonia, tanto quanto é necessária a harmonia dos astros no universo.
     Pode o mar viver sem a chuva? Podem as plantas viver sem a fotossíntese? Pode o homem viver sem o amor?
     Toda a existência sobre a terra é orquestrada por uma ordem Superior, numa cadeia lógica e harmônica. O homem vive uma existência vazia sem o gênesis do amor, pois a completude humana é uma corrente onde os elos não se entrelaçam na solidão. O amor está de tal forma unido ao corpo e à alma que separá-lo é como tentar separar do cosmo o sol e a lua.
     Então sonhemos, afinal sonhar é livre e gratuito. E mesmo que seja apenas um sonho fugaz, concentremos nosso querer para que ele se materialize num amor verdadeiro, intenso e longevo quanto o tamanho da própria eternidade.

     Inácio Dantas
     do livro "Você, o construtor dos seus sonhos!"

     Temas relacionados (Paz, qual o preço?):

     Temas complementares (Sucesso na vida):

sábado, 6 de agosto de 2011

Boas obras, passaporte para uma vida ditosa.



   “Porque se viverdes segundo a carne morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.”
Romanos  8:13

     As boas obras reverberam do corpo ao espírito!
     Nessa corrida que empreendemos pela sobrevivência, quando temos de enfrentar sol quente, chuva e frio a fim de conquistarmos o alimento para o corpo, quase não nos sobra tempo para nos alimentarmos da Palavra de Deus. E quando sobra, usamo-lo na ociosidade excessiva, em coisas vãs. Com esse proceder fortalecemos o corpo, assim pensamos, mas e o fortalecimento do espírito?
   Enquanto a matéria ganha forma bonita e saudável, o espírito sem receber alimento enfraquece e debilita. Com isso vive-se um contra senso: corpo robusto, espírito frágil. Como, então, obter igualdade para tornar corpo e espírito saudáveis, prósperos, felizes?
     Há que termos uma divisão racional do tempo para a perfeita completude: um tempo para nós, um tempo para Deus.
   Busque você também o pão que alimenta a matéria e mantém viva a estrutura física do corpo; e, no Evangelho, o pão que alimenta o espírito.
     Robustecidos, corpo e espírito, as graças de Deus virão abundantes. E assim, um dia fenecido o corpo, o espírito despertará para a vida eterna!
    
>> 

     “...O amor seja sem fingimento. Detestem o mal, siga o que é bom.”
Romanos 12:9

     Ame, com toda a pureza do sentimento!
     Entenda que não pode ser puro e verdadeiro um amor alimentado pelo fingimento, pela dissimulação.
     Em verdade, quando o amor é envolvido pela mentira ele está nu, pois a roupa que o veste é a verdade. É um amor desguarnecido, frágil, que se esvai de repente, igual à sombra ao primeiro raio do sol.
     O amor deve ser verdadeiro para ser forte. Deve estar engrandecido na pureza da sinceridade, protegido na fortaleza do coração. Deve estar aceso, todos os dias, para que a chama não se apague, e deve estar sempre acalentado com o afeto para se fazer eterno.
    Por outro lado, é prudente alguém estar irmanado pelo amor e praticar o mal?
    Não! Em verdade, quando alguém abraça uma causa ilícita, além de estar contrariando um ensinamento de Deus arrisca-se a se defrontar com as intempéries da vida – infelicidade, dor, sofrimento.
  Somente viverá em paz, consigo e com o mundo, aquele que detestar o mal e reverenciar o amor verdadeiro, e, sobretudo, aquele que andar sob a cintilante luz que irradia das leis de Deus!

     Inácio Dantas

    Temas relacionados (Laços de amor):

    Temas complementares (Sucesso com a força de Deus):